20/04/2021

Porto Alegre, 20 de abril de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.448

Imposto de importação para milho e soja é suspenso até o fim do ano

Importações - O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) suspendeu novamente a alíquota do imposto de importação aplicado às importações de milho, soja, óleo de soja e farelo de soja. A medida entra em vigor sete dias após a publicação da resolução Gecex e termina em 31 de dezembro de 2021.

Em outubro do ano passado, a CAMEX já tinha autorizado a suspensão do imposto de importação para o milho até 31 de março de 2021 e da soja, do óleo em bruto e da farinha e pellets até 15 de janeiro de 2021.

A expectativa naquele momento era de que haveria estabilização nas cotações externas e a safra de grãos, em 2021, teria uma produção suficiente, de modo a reequilibrar a relação de preços com as proteínas animais, reduzindo a pressão de custos para as indústrias integradoras. Porém, as cotações internacionais tiveram comportamento de alta, pressionando ainda mais os preços internos.

Além do cenário de preços não ter se confirmado, apesar da safra recorde de 109 milhões de toneladas de milho e 135,5 milhões de toneladas de soja, os preços internos seguiram em alta em virtude da forte demanda externa e da manutenção da desvalorização do real frente ao dólar.

Gecex: O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) é o núcleo executivo colegiado da CAMEX, responsável por definir alíquotas dos impostos de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, internalizar regras de origem de acordos comerciais, entre outras atribuições.

Segundo o Decreto 10.044/2019, o Gecex é integrado pela Presidência da República, pelos ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (MAPA)

GDT – Global Dairy Trade

Fonte: Global dairy trada adaptado Sindilat/RS

Piá é a Mais Lembrada do RS

A Cooperativa Piá foi eleita a “Marca Mais Lembrada”, na categoria “Produtos Lácteos”, do prêmio Marcas de Quem Decide 2021. O anúncio foi feito na última quinta-feira, dia 15 de abril, durante um inovador evento transmitido online.

Promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata, a premiação tem o objetivo de reconhecer empresas e instituições que se destacam em seu segmento e na ação estadual, em 71 setores da economia e em quatro categorias especiais.

Para definir os vencedores, foi realizada pesquisa para medir a lembrança e a preferência das marcas. Durante o processo, foram entrevistados gestores de negócios e altos executivos do Rio Grande do Sul.

De acordo com o presidente da Piá, Jeferson Smaniotto, estar em primeiro lugar na mente dos entrevistados coroa o trabalho que está sendo feito. “Por trás de cada produto que produzimos existe muita dedicação, horas de trabalho, escolha de matérias-primas de alta qualidade, pesquisas, tecnologia, entre outros processos. Ser a primeira marca na mente desse importante público entrevistado reconhece todos os esforços e nos motiva a sempre querer fazer melhor”, finaliza.

A Cooperativa Piá também conquistou o segundo lugar na categoria “Marca Preferida”, da premiação. (Cooperativa Piá)

Futuro no campo - Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar
Como administrar conflitos nas relações familiares e compreender as etapas da sucessão familiar? Como assimilar e controlar os sentimentos durante o processo de liderança e gestão de pessoas? Para responder a essas e outras questões, a Cooperativa Languiru acaba de lançar a terceira edição do Programa de Sucessão Familiar. O curso é destinado a jovens associados, filhos de associados ou cônjuges que tenham planos em prosseguir na atividade agropecuária. A partir do mês de maio, serão realizados seis encontros, um por semana. As aulas ocorrerão no formato digital, ou seja, o estudante poderá participar do conforto da sua residência. A exemplo da última edição, alguns desses encontros serão abertos à participação dos pais e focados nos aspectos psicológico-sociais, legais e patrimoniais do processo de sucessão. Alunos que tiverem o mínimo de 75% de frequência receberão certificado digital. Assim que tiverem concluído a formação, os participantes poderão integrar o Curso de Liderança Cooperativa, que inicia logo após. A edição deste ano será realizada em parceria com a Univates. Interessados já podem garantir a sua participação junto ao Setor de Atendimento Social do Departamento Técnico da Cooperativa. A inscrição para o Programa de Sucessão Familiar Languiru é gratuita e pode ser efetuada pelo WhatsApp (51) 99678-4176 ou pelo fone (51) 3762-5647. Importante observar que o período de inscrições se estende somente até o dia 28 de abril. (Languiru)