Pular para o conteúdo

12/04/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 12 de abril de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.441


Por que o mercado de soro do leite é importante?

O soro de leite é um subproduto da fabricação de queijos. Na produção de 1 Kg de queijo, tem-se uma produção média de 8,5 a 9 litros de soro. Em um país que tem como principal destino do leite cru a produção de queijos (cerca de 40% da produção nacional), é enorme a oportunidade de aproveitamento do soro para diferentes aplicações de mercado.

O soro contém aproximadamente 55% dos nutrientes do leite. Pelo seu alto valor nutricional, é considerado uma importante fonte de proteína para o consumo humano – popularizado no uso dos wheys proteins – e para o consumo animal, sendo utilizado na dieta de suínos e bezerros.

Estamos falando, portanto, de um mercado em movimento crescente: cada vez mais o brasileiro migra para hábitos saudáveis, entre eles o consumo de suplementos proteicos.

Além do seu alto valor nutricional, as proteínas do soro também apresentam grande aplicação na indústria alimentícia por possuir diversas propriedades funcionais, como, por exemplo, o seu poder emulsificante – que nada mais é que a capacidade de juntar e estabilizar duas substâncias que não se misturam. Vemos suas aplicações em produtos como: ricota, biscoitos, sorvetes, chocolates, bebidas lácteas, os próprios suplementos esportivos ou nutricionais, entre outros…

O mercado de soro é impulsionado ainda pelo crescimento de mercados como o suíno, que utilizam o chamado “soro feed”. Em 2020, as exportações de carne suína pelo Brasil aumentaram 40,4% em relação a 2019.

Estima-se que a produção nacional de soro de leite alcance volume superior a 9 bilhões de litros anuais, utilizados nas diferentes aplicações que mencionamos anteriormente.

Com diversas opções de aproveitamento, o soro é uma oportunidade efetiva para agregar cada vez mais valor para a cadeia láctea. Principalmente em um país como o Brasil, com tantas indústrias produtoras de queijo, ainda há um enorme espaço a se explorar com este subproduto.

Então, produtor, acompanhar o mercado de soro é sinônimo de acompanhar o desenvolvimento da cadeia láctea brasileira!

Assista o vídeo sobre o soro de leite clicando aqui. (As informações são do Milkpoint)


I Ciclo de palestras do grupo de Bromatologia

Acontecerá, dia 20/04, às 14h, o I Ciclo de palestras do Grupo Bromatologia – Análise de Alimentos (FARFAR-UFMG), de forma virtual, com tema ‘Resíduos de antimicrobianos em alimentos e seu impacto na resistência bacteriana’.

A resistência antimicrobiana tem sido uma preocupação emergente e é considerada uma das dez principais ameaças no contexto da saúde pública, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Sendo assim, a presença de resíduos de antimicrobianos provenientes do uso indiscriminado destes medicamentos, na produção animal potencializa este grave problema, além de ocasionar impactos ambientais e perdas econômicas.

Diante desse cenário, e considerando a crescente demanda de alimentos, torna-se indispensável uma abordagem interdisciplinar e ampliada da temática dos resíduos. Assim, este evento será um momento pertinente para a discussão de estratégias promissoras para o sistema de produção animal, ações governamentais e políticas públicas, questões relacionadas a disponibilização e o entendimento das instruções das bulas que acompanham os produtos veterinários, e até mesmo o desenvolvimento de metodologias analíticas que garantam o monitoramento destes fármacos e a segurança dos alimentos.

Mediado pela professora dra. Scheilla Vitorino (UFMG), o ciclo terá como palestrantes a dra. Margarita Corrales (OPAS/OMS), o Affa Diego Brito (Mapa), dra. Jalusa Deon (Embrapa), prof. dr. Jonas Augusto (USP) e MSc Ramon Alves (UFMG).

“Promover ações de comunicação, a fim de aumentar o alerta sobre a resistência aos antimicrobianos, é um dos objetivos do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO), o qual é coordenado por Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura. A apresentação irá abordar, dentre outros temas, a recente implementação do Programa de Vigilância e Monitoramento da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Agropecuária”, complementou Diego Brito. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. (As informações são da Anffa Sindical)

 

 

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Caso de sucesso integra seleto grupo anunciado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

O Leite Languiru Origem foi destacado no mapeamento “Casos de Sucesso em Inovação RS 2020”, chamamento público da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, na linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos da cadeia produtiva Leite e Derivados.

Em sua primeira edição, a iniciativa objetiva identificar casos de sucesso que evidenciem a inovação nas principais cadeias produtivas do Estado, agregando economia intensiva em conhecimento e diferenciação aos produtos desenvolvidos. O mapeamento é uma forma de identificar e reconhecer empresas inovadoras, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico da matriz produtiva tradicional e de setores prioritários gaúchos.

O resultado foi publicado no Diário Oficial e o material de divulgação está em fase final de produção por parte da Secretaria Estadual. Além de reconhecer iniciativas inspiradoras, servirão de base para projetar ações públicas.

Linhas temáticas: A linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos mapeia casos de sucesso de produtos ou linhas de produtos de alto valor agregado de empresas do setor de alimentos e bebidas que utilizaram a estratégia de agregação de valor como forma de diferenciação, incorporando inovação e conhecimento. Entre os critérios de seleção estiveram, entre outros, a capacidade de inspirar iniciativas de inovação nos demais segmentos do setor, resultado da inovação implementada (produto, processo e mercado) e vínculo entre a inovação e a estratégia.

Os casos inscritos deveriam contemplar produtos ou subprodutos das cadeias produtivas de vinhos e espumantes, arroz, cachaça, carnes e derivados, frutas e sucos, leite e derivados, azeite de oliva, alimentos e bebidas em geral, noz pecan e cerveja artesanal.

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, numa parceria com o Sebrae/RS, está organizando mesa de conversa online para apresentação dos casos de sucesso, quando serão detalhados os processos de inovação.

Leite Languiru Origem: O Leite Origem é um produto diferenciado, com a coleta da matéria-prima e o processo de envase efetuados em até 24h, seguindo padrões rígidos de manejo e qualidade do leite nas propriedades dos associados produtores, que resulta em um leite sem adição de estabilizantes, com características próprias de pureza, frescor e sabor. Estas características de produção e envase são inovadoras no setor do leite.

O Leite Languiru Origem é o único com rastreabilidade desde a origem da matéria-prima, passando pelo processo de industrialização e até sua chegada no ponto de venda. Via QR Code individual em cada embalagem UHT de um litro, os consumidores podem realizar a leitura utilizando smartphone, tecnologia que é uma evolução da aplicação do QR Code das embalagens do leite convencional da Cooperativa (que possibilita a rastreabilidade a partir da industrialização).

Esse processo contou com amplo estudo mercadológico e de viabilidade por parte da Languiru e dos parceiros do projeto, como as multinacionais SIG Combibloc e Siemens, além do fundamental envolvimento do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa. A partir disso a Languiru vislumbrou o diferencial no mercado com a apresentação do Leite Origem, que também valoriza a profissionalização da cadeia produtiva.

A matéria-prima é produzida em cinco propriedades rurais selecionadas de associados da Cooperativa. Localizadas no Vale do Taquari e certificadas pelo programa de Boas Práticas na Fazenda (BPF) da Languiru, a proximidade dessas propriedades rurais da Indústria de Laticínios, em Teutônia, permite agilidade de coleta da matéria-prima e sua industrialização.

“A Cooperativa Languiru gerencia programas que fiscalizam o manejo na propriedade rural, as condutas na indústria e a expedição do seu mix de produtos. O intuito é preservar as características naturais das matérias-primas e garantir a qualidade dos produtos. O Leite Origem agrega valor à matéria-prima, num processo constante de profissionalização da cadeia produtiva”, destaca o presidente Dirceu Bayer. (As informações são da Languiru)


Jogo Rápido

Ofício autoriza, temporariamente, o recebimento de leite à granel proveniente de estabelecimentos registrados em outras instâncias de inspeção
O Ofício Circular nº 34 de 2021 autoriza o recebimento de leite à granel de uso industrial de estabelecimentos registrados em outras instâncias de inspeção, em caráter excepcional até o dia 31/12/2021, em estabelecimentos sob inspeção federal. Este ofício faz parte das medidas administrativas temporárias adotadas para execução de atividades exercidas pelo Serviço de Inspeção Federal considerando as medidas de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Os estabelecimentos sob SIF devem manter registros auditáveis do recebimento que garantam a rastreabilidade da matéria-prima bem como permitam constatar que estão em conformidade com os padrões legais vigentes. Acesse aqui o OFÍCIO-CIRCULAR Nº 34/2021/DIPOA/SDA/MAPA (Mapa/Dipoa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *