Pular para o conteúdo

09/04/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 09 de abril de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.440


Exportações brasileiras de leite crescem 59%

Segundo dados divulgados nessa quinta-feira (08/04) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo da balança comercial de lácteos foi de -92 milhões de litros em equivalente leite no mês de março, uma queda de 10% quando comparada a fev/21 (ou seja, a balança ficou “menos negativa”).

Com a alta nos preços internacionais dos últimos eventos do leilão GDT e o dólar se sustentando em patamares elevados, tivemos em março, um leite brasileiro competitivo no mercado internacional, e o produto estrangeiro “caro” para chegar ao Brasil.

Como resultado, houve um aumento de 59% nas exportações brasileiras em relação a fev/21 (em equivalente litros de leite), e se compararmos com o mesmo período do ano passado, vemos um valor 40% maior. O volume importado, por sua vez, foi 6% menor em relação a fev/21. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos (2017 -2021).


 
Fonte: elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT

Apesar da tomada de fôlego para os lácteos no início de março, no fim do mês o novo lockdown na maioria das cidades e a demanda enfraquecida prejudicaram o ritmo de vendas para os derivados, resultando num mercado interno retraído.

Os preços continuam mornos e os estoques em patamares elevados para os queijos.  Esses fatores, em conjunto com a alta nos preços internacionais, foram determinantes para a redução das importações no mês de março.

Entre os produtos importados, os leites em pó e os queijos foram aqueles com maior participação na pauta importadora em março. O leite em pó integral foi aquele que apresentou variação negativa mais relevante, -65% em relação a fevereiro de 2021.

Em relação às exportações, os produtos que sustentaram o aumento no mês de março foram os leites condensados, cremes de leite, queijos e o leite UHT, que juntos representaram o total de 78% de todo o volume exportado.

O leite condensado sozinho teve 31% de participação, com aumento de 188% em relação ao mês anterior. Apesar de volumes não muito significativos, o mês de março possibilitou um salto positivo nas variações de alguns produtos como o soro de leite (+733%), o leite em pó semidesnatado (+308%), o leite evaporado (+338%), as manteigas (+309) e os doces de leite (+209%).

No último leilão GDT, os preços internacionais do leite em pó integral se mantiveram estáveis, fechando em US$ 4.085/ton. No entanto, apesar da ‘estabilidade’ este valor é pouco competitivo com os nossos preços internos, que giram em torno de US$ 3.800/ton no momento. Assim, a janela para a exportação do produto segue aberta.

Na tabela 2, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de março desse ano.

Tabela 2. Balança comercial láctea em março de 2021.


 
Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.


Embrapa e Lactalis estudam parceria no desenvolvimento da pecuária leiteira nacional

Empresa responsável pela captação de 20,1 bilhões de leite no mundo está se tornando um dos maiores conglomerados de produção de lácteos do Brasil

Em encontro online da qual participaram gestores da Lactalis e pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), as empresas anunciaram interesse em parceria para enfrentar os principais gargalos da produção de leite no Brasil: produtividade, qualidade, sanidade e produção responsável.

Segundo Armindo Neto, responsável pela captação de leite da Lactalis, a soma dos esforços das instituições pode fazer com que o país se torne exportador de lácteos. “A Lactalis tem a pretensão de transformar o Brasil em hub de exportação para toda a América Latina”, diz Neto.

Fundada há 85 anos na França e o maior grupo de lácteos do mundo, a Lactalis tem 47% de participação no mercado europeu, 24% nas Américas, 13% na África e 16% na Oceania. No entanto, é definida por Neto como uma empresa “glocal” (global + local).
“Somos um grupo internacional que leva em conta as realidades locais”, afirma.

Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, afirma que a Lactalis, responsável pela captação de 20,1 bilhões de leite no mundo, está se tornando, rapidamente, um dos maiores conglomerados de produção de lácteos do Brasil.

“Embora o nome ‘Lactalis” seja pouco conhecido pelo consumidor, a empresa é responsável por marcas tradicionais como Itambé, Parmalat, Cotochês, Batavo, Elegê, Poços de Caldas, Du Bom, Boa Nata e Presidente, possuindo grande capilaridade na pecuária de leite nacional”, diz Paulo do Carmo Martins.

Ainda segundo Martins, a parceria entre as instituições terá como objetivo o treinamento de técnicos e a realização de palestras a produtores, além do desenvolvimento de conhecimento em conjunto.

“Entre outros temas, iremos focar no bem-estar animal e em questões ambientais, sob a ótica do ‘ESG’, garantindo as boas práticas de produção que assegurem cuidados com o meio ambiente e com a sociedade”, diz Martins. “ESG” é a sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance.

Traduzida como governança ambiental, social e corporativa, refere-se aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento ou negócio. A análise desses critérios ajuda a determinar melhor o desempenho futuro das empresas. (Embrapa Gado de Leite)

Tempo seco e frio na maior parte do Rio Grande do Sul na próxima semana

Os próximos dias de abril serão de baixos volumes de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 14/2021, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e o Irga.

Nesta sexta-feira (09), o tempo firme predominará, com elevação das temperaturas em todo Estado. No sábado (10) e domingo (11), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Campanha e Zona Sul.

Na segunda (12), o tempo seco predominará na maioria das regiões. Somente nas faixas Norte e Nordeste ainda ocorrerá grande variação de nuvens, com chance de chuvas isoladas. Na terça (13) e quarta-feira (14), a presença de uma massa de ar seco e frio manterá o tempo firme e provocará o declínio das temperaturas, com mínimas abaixo de 10°C na maioria das regiões e valores próximos de 5°C na Campanha e Campos de Cima da Serra.

Os valores de precipitação previstos deverão oscilar entre 10 e 20 mm na maioria das localidades da Metade Norte. Nas demais regiões os totais oscilarão entre 25 e 60 mm, mas poderão superar 100 mm no Extremo Sul do Estado. O Boletim  Agrometerológico completo pode ser acessado clicando aqui. (SEAPDR)


Jogo Rápido

CADASTRE-SE E CONCORRA
Cadastre-se e receba a NEWSLETTER SINDILAT diariamente, via whatsapp, com as notícias mais importantes do setor lácteo na palma da sua mão. CLIQUE AQUI e inscreva-se no período de 09/04/2021 a 23/04/2021, às 8h30min e concorra a um ingresso para o evento Fórum Milkpoint: Mercado e Rentabilidade – Os grandes desafios do leite brasileiro – 10º edição, on-line, que acontece nos dias 27 e 28 de Abril. Boa sorte! Confira regulamento no site. (Sindilat/RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *