08/04/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 08 de abril de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.439

Sindilat sorteia inscrições para o Fórum Milkpoint Mercado

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) sorteará duas inscrições para o Fórum Milkpoint Mercado, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril de forma on-line, entre os usuários registrados para receber diariamente a newsletter do Sindilat via WhatsApp. Esta é publicada diariamente desde 2006 sob o número da edição 3439. Para participar, é necessário já ser cadastrado ou realizar a inscrição para receber o informativo até o dia 23 de abril, às 8h30min. Os vencedores serão conhecidos no dia 23 de abril, às 13h, em transmissão ao vivo através do Instagram do Sindilat (@sindilatrs).

O sorteio é dividido em duas categorias: Novos Cadastrados e Já Cadastrados no WhatsApp. A primeira é destinada a usuários registrados para receberem a newsletter pelo WhatsApp até o dia 9 de abril, que concorrem automaticamente ao prêmio. A segunda é voltada aos novos usuários, que têm até o dia 22 de abril para realizarem a inscrição e participarem do sorteio. O vencedor de cada categoria será premiado com um ingresso para o Fórum Milkpoint (www.interleite.com.br/forum/).

O Sindilat entrará em contato com os vencedores logo após o anúncio. Estes terão até três horas para responderem com seus dados para inscrição. Caso algum dos contemplados não retorne ou recuse o prêmio, um novo sorteio será realizado e transmitido ao vivo às 16h do mesmo dia.

A newsletter do Sindilat permite ter informações diárias sobre o setor lácteo do Rio Grande do Sul, do Brasil e dos principais países produtores e consumidores, diariamente através do WhatsApp.

Dúvidas sobre o prêmio ou sobre a newsletter Sindilat podem ser encaminhadas ao e-mail sindilat@sindilat.com.br ou ao WhatsApp (51) 98909-1934.

*Clique aqui para fazer sua inscrição e receber a newsletter do Sindilat

**Confira o regulamento do sorteio clicando aqui

EUA: demanda por lácteos voltou aos padrões pré-covid

A pandemia de coronavírus interferiu no setor de serviços alimentícios, que normalmente movimenta quase metade de todos os laticínios nos EUA, mas as vendas em restaurantes começaram a aumentar e parece que uma recuperação total pode não estar tão distante. Betty Berning, analista do Daily Dairy Report, diz que os padrões de demanda por produtos lácteos já começaram a mudar.

De acordo com a revista Fortune, 110.000 restaurantes fecharam nos Estados Unidos no ano passado e 2,5 milhões de trabalhadores do setor de alimentação perderam seus empregos.“Há um ano, o mundo fechou”, relembra Berning.

“Restaurantes, salões e até igrejas foram fechados em muitos estados, tudo devido à Covid-19. A rápida propagação do vírus e o longo fluxo de mortes que se seguiram alarmaram os líderes mundiais, que responderam da melhor forma que puderam, pedindo às pessoas que ficassem em quarentena o máximo possível.”

Uma pesquisa em andamento com 1.000 consumidores, conduzida pela National Restaurant Association desde fevereiro de 2020 mostra que antes da pandemia, 59% dos entrevistados saíam para jantar pelo menos uma vez por semana. No auge dos bloqueios, esse número caiu para 16%. Em fevereiro e março de 2021, no entanto, 37% dos entrevistados voltaram a comer fora todas as semanas.

“Esse é o número mais alto desde o início da pandemia”, observa Berning. “Parece que, à medida que as vacinas se tornam mais prevalentes, os consumidores ficam mais dispostos a comer fora.” Além disso, Berning observa que as reservas de jantar feitas por meio do Open Table caíram quase 100% no início do bloqueio, em comparação com 2019.

“Embora as reservas na semana passada ainda fossem menores que em 2019, elas melhoraram significativamente para apenas 30%, e as reservas têm aumentado constantemente desde janeiro”, observa ela.

À medida que mais pessoas são vacinadas e voltam aos velhos hábitos de comer fora e a economia dos EUA aumenta, a mudança na demanda por laticínios se tornará ainda mais evidente, disse Berning. Em março, os fabricantes de queijo e manteiga viram as vendas de serviços alimentícios se fortalecerem, com alguns produtores de manteiga dizendo que os níveis de pedidos estavam se aproximando dos níveis anteriores à Covid, de acordo com o Dairy Market News do USDA.

Ao mesmo tempo, as vendas no varejo de queijo têm se mantido estáveis e a demanda por manteiga no varejo tem sido forte devido às vendas de Páscoa e promoções nos supermercados, acrescentou ela.

“É possível que a forte demanda de lácteos no varejo, experimentada durante a pandemia possa diminuir à medida que o serviço de alimentação se recupera e os consumidores trocam comer em casa por jantar fora”, observa Berning.

“Isso pode significar um aumento nas vendas de queijos de estilo italiano, normalmente consumidos com mais frequência fora de casa, enquanto a demanda por blocos, fatias e pacotes de Cheddar no varejo pode diminuir.”

Outro sinal de que os padrões de demanda por laticínios começaram a voltar ao normal é que os fabricantes de concentrado de proteína de soro de leite (WPC) têm produzido menos WPC 34 e mais WPC 80 e isolados de proteína de soro de leite.
Tanto o WPC 80 quanto os isolados de proteína de soro são usados na nutrição esportiva e, agora que as academias foram reabertas, a demanda por esses produtos também está crescendo. “À medida que mais escolas e faculdades retomam o aprendizado presencial, a demanda por leite em caixinha também aumentará”, finalizou. (As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

Câmara do Agro 4.0 aprova planejamento para expansão do acesso à internet no campo

Plano de Ação prevê aquisição de tecnologias e serviços inovadores no ambiente rural

A Câmara do Agro 4.0 aprovou na última quarta-feira (7) o Plano de Ação para o período 2021-2024, focado na expansão do acesso à internet no campo e na aquisição de tecnologias e serviços inovadores no ambiente rural.

Dentre as ações listadas no Plano, estão a identificação e o desenvolvimento de soluções para o Agro 4.0, o fortalecimento de instrumentos adequados de oferta e acesso a inovações pelos proprietários rurais e a garantia do volume de recursos necessários, a um custo viável, para a implementação dessas soluções.

Nesse sentido, espera-se o aumento da oferta de soluções inovadoras no mercado, por parte de empresas de base tecnológica, startups e integradoras, bem como a utilização, cada vez mais rotineiras dessas soluções no dia a dia das propriedades rurais do Brasil, em especial nas de pequeno e médio portes. Além disso, a coordenação apontada no Plano de Ação evitará a sobreposição de de esforços individuais de instituições públicas e privadas para solucionar necessidades e demandas do Agro 4.0 no País.

“Existe uma expectativa muito positiva em relação à transformação digital da nossa agropecuária. A agenda Agro 4.0 levará ao campo conectividade, informação qualificada, tecnologia e inovação, elementos essenciais para manter o Brasil como protagonista no Agro global”, diz o coordenador-geral de Inovação Aberta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Daniel Trento.

O objetivo da Câmara do Agro 4.0 é implementar ações destinadas à expansão da internet no meio rural, ao aumento da produtividade no campo, e à difusão de novas tecnologias e serviços inovadores nas propriedades rurais. Participam da Câmara representantes de entidades dos setores produtivo e de pesquisa agropecuária e de tecnologia do país, além de representantes do Mapa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). (MAPA)

Jogo Rápido

Mapa convoca veterinários gaúchos habilitados no PNCEBT para recadastramento
Médicos veterinários habilitados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) para atuar no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), com portaria publicada até 20/02, deverão realizar recadastramento até o dia 30 de junho de 2021. O recadastramento está sendo solicitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e será feito exclusivamente por via eletrônica neste link. O recadastramento foi definido através da portaria do Mapa nº 68 de março de 2021 . “O recadastramento tem como objetivo atualizar a base de dados dos MVH (Médicos Veterinários Habilitados) do PNCEBT. Na oportunidade do recadastramento, alguns destes habilitados passarão por vistoria para verificar a regularidade das atividades e conformidade da estrutura para realização de testes”, destaca Rodrigo Etges, médico veterinário do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal da Secretaria. Mais informações sobre o PNCEBT clique aqui.