17/03/2021

Porto Alegre, 17 de março de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.424

Congresso promulga emenda constitucional que garante volta do auxílio emergencial

A sessão solene de promulgação da PEC 186/19 foi conduzida pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A PEC Emergencial foi aprovada na semana passada, após três dias de debates e votações.

Pelo texto promulgado, o governo poderá reservar, em 2021, até R$ 44 bilhões do Orçamento para pagar o auxílio. O valor ficará fora da regra do teto de gastos e das restrições para endividamento (regra de ouro), além de não contar para a meta de superávit primário do ano. Sem essa flexibilização, proposta pelo Congresso, o governo não teria como dar o benefício.

A emenda não traz valor do benefício. Isso ficará a cargo do governo, que informou que será de R$ 175 a R$ 375 por quatro meses.

O auxílio emergencial foi criado pelo Congresso Nacional (Lei 13.982/20). O projeto que deu origem ao debate é do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). Em 2020 foram concedidas nove parcelas (cinco de R$ 600 e quatro de R$ 300). (Fonte: Agência Câmara de Notícias, adaptado pelo Sindilat)

CNA realiza seminário sobre oportunidades para o setor de lácteos nos EUA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza, na próxima sexta (19), às 10h, um webinar para discutir as oportunidades para o setor de lácteos nos Estados Unidos.

O evento faz parte das ações do Agro.BR, projeto voltado para a internacionalização do agro brasileiro. A iniciativa auxilia empresários do setor, viabilizando negócios internacionais para aumentar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior, além de diversificar a pauta de exportação brasileira.

A programação contará com a participação do adido agrícola em Washington, Filipe Lopes, da coordenadora de Promoção Comercial da CNA, Camila Sande, do analista técnico econômico da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Fernando Pinheiro, e do diretor executivo da Viva Lácteos, Gustavo Beduschi.

Segundo a coordenadora de Promoção Comercial da CNA, Camila Sande, o setor de lácteos tem um grande potencial exportador e os Estados Unidos são um mercado estratégico.

“Precisamos trabalhar muito na nossa oferta e na qualificação dos produtos brasileiros para o gosto do consumidor internacional. Os EUA são muito competitivos, então é necessário trabalhar os produtos diferenciados que o Brasil tem para atingir ainda mais esse mercado”.

O webinar é direcionado aos produtores rurais inscritos no Projeto Agro.BR. As vagas são limitadas. Para se inscrever, acesse: http://conteudo.agrobr.org.br/webinar_lacteos_EUA. (Fonte: CNA - CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL)

Consumidor segura os gastos com avanço da pandemia

O consumidor brasileiro está com medo de perder o emprego, pouco propenso a consumir e preocupado com o futuro da economia. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC) de fevereiro realizado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela startup de tecnologia Behup.

O indicador registrou 81 pontos em fevereiro e ficou praticamente estável em relação a janeiro. A análise sinaliza queda de um ponto no nível de confiança pelas incertezas decorrentes da pandemia de covid-19.

Em maio e junho do ano passado, período de maior distanciamento social, o índice registrou 77 pontos. Nos meses seguintes houve crescimento, até que em outubro chegou a 87.

O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que resultados acima de 100 pontos configuram otimismo, enquanto abaixo dessa linha mostram pessimismo do consumidor.

As quedas voltaram desde novembro/2020 (86, 84, 82 e 81 respectivamente), coincidindo com o crescimento do número de infectados pela covid-19. E em março a percepção do consumidor tende a piorar por causa do agravamento da pandemia no Brasil.

“À medida que a pandemia se agrava, os índices de confiança tendem a cair, justamente por causa da expectativa de queda na renda e no emprego”, diz Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial de São Paulo.

Atualmente, 48% dos entrevistados consideram suas condições financeiras atuais muito ruins e somente 28% acham que estão numa situação boa.

Além disso, 36% das pessoas não se sentem seguras em seus empregos e nos de seus familiares, se comparada com a situação de seis meses atrás. Preocupa o fato de 62% das pessoas que foram ouvidas conhecerem alguém que ficou desempregado por causa da economia nos últimos seis meses.

Este número está quase igual ao do ápice do distanciamento social que ocorreu em maio e junho. Na ocasião, 65% tinham tomado conhecimento de pessoas que perderam o emprego, enquanto 61% acreditam no aumento do desemprego.

Pesquisadores da Behup ouviram 1.500 brasileiros em todas as regiões do país.

Freio no Consumo

Sobre consumo, somente 27% dos entrevistados se sentem neste momento mais seguros para comprar bens de grande valor – como um carro ou uma casa – ou médio valor, como geladeira ou fogão.

“Não há confiança para consumir porque a economia não vai bem sem auxílio emergencial – que ajuda a impulsionar as compras – e por conta do aumento do desemprego causado pela pandemia”, afirmou Ruiz de Gamboa.

Em relação ao futuro do país, 23% disseram estar pessimistas e 19% revoltados, enquanto 26% afirmaram que se sentem otimistas. (Fonte: Diário do Comércio/Imagem: Thinkstock)

PEC Emergencial (PEC 186/19
O Congresso Nacional promulgou na segunda-feira, dia 15/03, a PEC Emergencial (PEC 186/19), que permite ao governo federal pagar, em 2021, um novo auxílio emergencial para a população vulnerável afetada pela pandemia. O texto foi transformado na Emenda Constitucional 109. . (Fonte: Agência Câmara de Notícias)