04/12/2020

Porto Alegre, 04 de dezembro de 2020                                                  Ano 14 - N° 3.361

6º Prêmio Sindilat de Jornalismo divulga finalistas

Foram conhecidos nesta sexta-feira (4/12) os finalistas do 6º Prêmio Sindilat de Jornalismo. Em reunião virtual, a Comissão Julgadora compilou suas avaliações nas categorias Impresso, Eletrônico e Online e apresentou os trabalhos mais bem colocados. Segundo a presidente da Comissão, a jornalista Vera Daisy Barcellos (Sindicato dos Jornalistas), foi uma honra representar o time, que também contou com os jornalistas Antônio Goulart (ARI), Gerson Raugust (Farsul) e Eduardo Oliveira (Fetag). A Comissão Julgadora também teve voto da equipe Sindilat.

Em um ano impactado pela pandemia de Covid 19, os participantes tiveram que driblar as restrições para manter a reportagem de campo. “Repórter tem que fazer entrevistas, contraponto e uma apuração criteriosa”, indicou a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS, ressaltando os critérios que fizeram o diferencial na escolha dos vencedores.

Neste ano, a entrega do 6º Prêmio Sindilat de Jornalismo será realizada de forma virtual. A live de anúncio dos vencedores será no dia 8/12, às 14h, por meio do Facebook do Sindilat.

Conheça os Finalistas:

Eletrônico
Alessandra Bergmann
Programa Campo e Batom
Reportagem: Pesquisadoras em silagem de colostro e mastite no gado leiteiro

Ellen Bonow
Programa Emater/RS
Reportagem: Programa de dieta para vacas em lactação está aumentando a produtividade do leite

Sandro Fávero
Rádio Guaíba/ Correio Rural
Reportagem: Pedido de socorro de produtora de leite repercute em todo país

Alessandra Bergmann
Programa Campo e Batom
Reportagem: Pesquisadoras em silagem de colostro e mastite no gado leiteiro

Karen Viscardi
GaúchaZH
Reportagem: Leite A2A2 é opção para intolerantes e alérgicos à proteína do produto

Leonardo Vieceli
GaúchaZH
Reportagem: Preço do Leite sobe com mudança no consumo e dólar em alta

Impresso
Danton Jr
Correio do Povo
Reportagem: Área em transformação

Monica da Cruz
O Informativo
Reportagem: Investimento no bem-estar para garantir produção

Nereida Vergara
Correio do Povo
Reportagem: Do balde ao robô
(Fonte: Assessoria de Imprensa Sindilat)

Chuvas diminuem nos próximos sete dias

Nos próximos dias, haverá a redução das chuvas e as temperaturas máximas ficarão ligeiramente mais amenas, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 20/2020 divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater-RS e Irga.

Na sexta-feira (4), a incursão do sistema de alta pressão deverá manter o tempo firme e as temperaturas mais amenas em grande parte do Estado; há possibilidade de ocorrência de chuvas isoladas no Litoral Norte e na divisa com Santa Catarina.

No sábado (5) e domingo (6), ainda ocorrerá chuva de forma isolada na Serra do Nordeste e no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Entre a segunda (7) e terça-feira (8), as instabilidades persistem em grande parte do Estado, onde ocorrerão chuviscos e garoas, exceto na faixa Leste e no Nordeste, onde poderá ocorrer chuva isolada.

Na quarta-feira (9), o tempo seco e as temperaturas em elevação vão predominar na maioria das regiões. Os totais de chuva previstos mais significativos deverão oscilar entre 25 e 40 mm na Serra do Nordeste, no Litoral Norte e em parte do Alto Uruguai. Nas demais regiões do Estado, os valores deverão variar entre 0 e 20 mm.

O boletim também avalia as condições atuais das culturas de feijão primeira safra, milho, ovinos e bovinos de corte, bovinos de leite, mel e arroz. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. (Fonte: SEAPDR)

Leite/América do Sul

A produção de leite na América do Sul está, sazonalmente, em declínio com as altas temperaturas de verão reduzindo o conforto animal. Ainda assim, o volume de leite é descrito como adequado para atender a maioria das necessidades da indústria de processamento de alimentos, particularmente na Argentina e Uruguai.

Por outro lado, no Brasil, o volume de leite está bem abaixo da forte demanda das indústrias domésticas de processamento. Em termos de continente, o nível de consumo de produtos lácteos tem sido resiliente e forte, mesmo com novos bloqueios devido ao Covid-19, um movimento preventivo que evita qualquer excesso de oferta de leite cru.

Portanto, menos consumo de leite está equilibrando os estoques das indústrias em comparação com alguns meses atrás. Continua intensa a comercialização de leite em pó e queijos para o Brasil, Argélia e Rússia, mas os estoques estão limitados.

Em termos de clima, La Niña provoca condições climáticas diversas em todo o continente, mas, a qualidade e quantidade das forrageiras foram afetadas marginalmente, pelo menos até agora. No entanto, o plantio de soja e milho está atrasado devido ao clima muito seco ou muito chuvoso nas principais regiões agrícolas. (Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva)

AME

Publicada resolução que permite a terceirização de aquisição de alimentos do PNAE
Alimentação Escolar – O Ministério da Educação - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação publicou hoje, no Diário Oficial da União, a RESOLUÇÃO Nº 20, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2020 alterando a Resolução/CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Esta resolução altera o cardápio e as formas de licitação do PNAE e permite a terceirização da aquisição de alimentos. Acesse aqui a Resolução nº 20, de 2 de Dezembro de 2020 completa. (Fonte: DOU – Elaboração: www.terraviva.com.br)