Pular para o conteúdo

01/12/2020

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 01 de dezembro de 2020                                                  Ano 14 - N° 3.358


Sérgio Souza assume a Frente Parlamentar da Agropecuária em 2021

O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) vai presidir a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na gestão 2021/2022. Atual vice-presidente do colegiado, que reúne mais de 200 deputados e senadores, Souza substituirá o gaúcho Alceu Moreira (MDB-RS), que ocupa a presidência há quase dois anos. O parlamentar paranaense foi escolhido durante eleição realizada nesta terça-feira (1/12).

Sérgio Souza vai coordenar a articulação para aprovação de projetos e de propostas de interesse do setor agropecuário na Câmara dos Deputados e no Senado. Garantir segurança jurídica ao homem do campo e à ampla cadeia industrial do setor é uma das pautas que serão trabalhadas em sua gestão em conjunto com todas as instâncias do Poder Judiciário. “Queremos desmistificar que o campo faz mal à natureza e à saúde do ser humano como tem sido pregado por alguns grupos", afirmou. Para ele, esse será um dos grandes desafios de sua gestão, que será focada na harmonização e no diálogo do Legislativo com todos os Poderes.

O presidente eleito da FPA tem amplo trânsito nas duas Casas do Congresso Nacional, o que deve facilitar essa atuação na presidência da FPA. Advogado com especialização em Direito Eleitoral, Sérgio Souza é natural de Ivaiporã (PR). A ligação com o setor rural faz parte de sua trajetória. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)


GDT – Global Dairy Trade

Fonte: Global dairy trade – adaptado Sindilat/RS.

 

Cooperativa e Secretaria de Estado investem na capacitação de jovens para o empreendedorismo

Projeto envolve Centros da Juventude de Porto Alegre

No dia 24 de novembro foi dado o “pontapé inicial” do projeto “Na cozinha com a Languiru”, edição especial “Centros da Juventude – preparando novos Chefs”. O projeto é desenvolvido com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado, por meio do seu Programa de Oportunidades e Direitos. Envolvendo Centros da Juventude da capital, teve os primeiros encontros realizados na Lomba do Pinheiro e Vila Cruzeiro.

A iniciativa busca ampliar as regiões com iniciativas sociais da cooperativa, com foco na divulgação do variado mix de produtos Languiru em diferentes momentos, desde pratos triviais até os mais requintados. Por meio de oficinas de culinária, a cooperativa leva dicas, conceitos e receitas que os participantes poderão reproduzir em casa, com a família, além de apresentarem sugestões para incrementar o seu preparo.

Os integrantes desses Centros da Juventude que participam do projeto recebem todo o material da Languiru, inclusive os insumos, para aprender a preparar diferentes receitas, com o acompanhamento da chef Christiana Garcia, da escola de gastronomia Casa de Chá. As oficinas de culinária e gastronomia também são acompanhadas por equipe de suporte da Languiru.

“A Languiru quer estar cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Valorizamos o processo de formação, a educação e a inovação desenvolvem o empreendedorismo, criam novas oportunidades”, avalia o presidente da Languiru, Dirceu Bayer.

“O que a cooperativa já faz queremos replicar para outros lugares. Boas ideias podem refletir em grandes resultados, no desenvolvimento de novos talentos e novas lideranças. Temos muitos desafios e os jovens são vistos como ‘porta’ da transformação”, ressalta o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Mauro Luciano Hauschild.

Preparando novos chefs: O projeto “Na cozinha com a Languiru”, em edição especial com os Centros da Juventude de Porto Alegre, prepara novos chefs em gastronomia. Objetiva dar a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida, além da formação pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais que a formação de cidadãos, a iniciativa ainda tem a pretensão de auxiliar esses jovens para o ingresso no mercado de trabalho, como em restaurantes e padarias, e estimular o empreendedorismo, por meio da criação e formalização de seus próprios negócios e produtos na área da alimentação.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. Nesse primeiro momento serão priorizados jovens que demonstram desejo especial pela área gastronômica, que aprendem a preparar pratos especiais com produtos Languiru, como leite e cortes de aves e suínos. O curso, com duração de aproximadamente quatro meses, terá 12 encontros – seis no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro e outros seis no Centro da Juventude da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. (Languiru)


Jogo Rápido

Vencedor do Ideas For Milk será revelado dia 10/12
A Melhor Solução para a Cadeia do Leite, fase final da quinta edição Ideas for Milk – Desafio de Startups, foi antecipada para o dia 10/12. Promovida pela Embrapa Gado de Leite, os projetos inscritos, vindos de 13 estados brasileiros e Luanda, na Angola, já estão sendo avaliados pelos principais atores do agronegócio brasileiro. No dia da final, as seis startups finalistas, previamente selecionada, responderão a três perguntas da banca avaliadora ao vivo. E o primeiro lugar será definido considerando o material enviado e também as respostas dos questionamentos. “Criamos uma banca de avaliadores extremamente múltipla. Pesquisadores, empresários do setor, produtores de leite, comunicadores especializados e analistas da Embrapa estão super envolvidos em uma análise cuidadosa. E sei que o trabalho está árduo porque as propostas de 2020 estão muito consistentes e viáveis. Isso é resultado do amadurecimento do movimento Ideas For Milk nesses cinco anos” comemora Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite. A expectativa é grande não só entre os competidores. O setor aguarda as soluções para os desafios do leite 4.0. Cerca de 50% das iniciativas finalistas estão hoje no mercado. Para Bruno Carvalho, gerente de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Leite, é um bom sinal as finais estarem cada vez mais disputadas: “Temos percebido propostas mais competitivas e organizadas a cada ano. A qualidade das iniciativas finalistas mostra que as ideias têm sido viabilizadas para serem negócios de impacto. E toda a cadeia ganha quando a inovação se torna uma realidade no setor” comenta. (Milkpoint)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *