05/11/2020

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 05 de novembro de 2020                                                  Ano 14 - N° 3.340

Piá lança iogurte que aumenta imunidade

Pioneira quando o assunto é inovação em lácteos e seus derivados, a Piá surpreende mais uma vez e lança no mercado o primeiro iogurte do Brasil com beta-glucana, o IMUNO+.

Desenvolvido durante a pandemia da Covid-19, o novo iogurte tem a finalidade de aumentar a imunidade das pessoas de todas as faixas etárias, reforçando as defesas do organismo. “O produto foi criado para auxiliar o consumidor através de suas propriedades imunoestimulantes, fator decisivo para se ter uma vida mais saudável e de qualidade”, destaca o presidente da Cooperativa, Jeferson Smaniotto.

Zero lactose, zero açúcares e zero gordura, o Imuno será produzido em copos de 150 gramas nos sabores morango, com 13g de proteínas, e original, com 15g de proteínas. “É um iogurte funcional, pois, além de oferecer sabor, traz benefícios para a saúde como redução de sintomas de alergias e síndromes respiratórias”, explica o executivo, que completa: “Com muita sensibilidade, a Piá entendeu a necessidade que o mercado tinha por um produto como esse. Colocamos toda a nossa energia para criá-lo e temos certeza que será bem recebido”.

A expectativa é de que o IMUNO+ esteja nas gôndolas dos supermercados a partir do dia 31 de outubro. (Cooperativa Piá)

AR – As indústrias pagaram 4,4% a mais do que podiam em setembro

O Instituto Argentino de Profesores Universitarios de Custos (Iapuco) considera que a capacidade de pagamento das indústrias era de AR$ 18,53 pelo litro de leite, acima do valor médio pago que foi AR$ 19,35/litro.

Já o Valor de Referência da Oferta para o Custo do Produtor era de AR$ 20,18/litro, AR$ 0,83 acima do preço recebido, e é o segundo mês de prejuízo, depois de 17 meses consecutivos de rentabilidade.

No mês de setembro de 2020 a capacidade de pagamento do leite cru por parte das indústrias de laticínios segundo o Iapuco chegou a AR$ 18,53/litro de leite e é AR$ 0,82 inferior ao preço real pago, que foi de AR$ 19,35/litro.

Ao analisar o comportamento do Valor por Litro Equivalente de Saída de Fábrica (preço de venda da indústria), se observa um aumento de 2,4% em relação ao mês anterior (25,8% na variação interanual) e o preço do leite ao produtor aumentou 2,3% (21% variação interanual).

Por outro lado, o Valor de Referência da Oferta ou o Custo de Produção esteve em AR$ 20,18/litro, AR$ 0,83 acima do preço recebido pelo produtor, e é o segundo mês, depois de 17 meses consecutivos, em que o custo calculado supera o preço recebido.

O relatório do Observatório da Cadeia Láctea Argentina (Ocla) adverte que cabe ressaltar duas coisas: a primeira é que a capacidade de pagamento calculada é sobre a base de cumprimento total das obrigações fiscais, e em segundo lugar que o preço real pago, independentemente da capacidade de cada empresa, é imposto pelas forças do mercado.

Assim sendo, se observa maior capacidade de pagamento no mês de setembro de 2020 do segmento das Médias e Grandes Empresas (MyGEs) de AR$ 19,59/litro (AR$ 0,24 a mais que o preço pago), enquanto que o valor para as Pequenas e Micro Empresas (PyMEs) é de AR$ 17,31 (AR$ 2,04 abaixo do preço médio pago), e que estão no décimo sexto mês consecutivo pagando acima do valor máximo calculado.

“Comparando o preço base pago e a capacidade de pagamento da indústria, atualizado pelo IPC, para um período mais prolongado, observamos que, (salvo oscilações temporais), os valores médios do Preço base convergem para AR$ 17,47 o litro e o Poder de compra para AR$ 17,23/litro”, concluiu o trabalho.  (Campo Litoral – Tradução livre: Terra Viva)

Caminho asfaltado para o ICMS

Com os holofotes voltados às eleições, o governo vai avançando nas negociações sobre a situação fiscal do Estado para 2021, que tem projetado déficit recorde de R$ 13 bilhões. Uma série de reuniões foi realizada e acabou encerrada ontem, com um segundo encontro, desta vez presencial, entre o governador Eduardo Leite (PSDB) e os presidentes dos demais poderes e órgãos autônomos. Diante do cenário, aos poucos, o Executivo vem ganhando apoios importantes à manutenção da majoração das alíquotas do ICMS. Originalmente, o aumento termina em dezembro com impacto de menos de R$ 3 bilhões por ano no Tesouro. Politicamente indigesta, a iniciativa vem sendo apontada como única saída de curto prazo para evitar o colapso de serviços.

Já fizeram manifestações neste sentido o presidente da Famurs, Maneco Hassen, o ex-governador Germano Rigotto, ex-secretários da Fazenda, entre outros. Ontem, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Voltaire de Lima Moraes, afirmou que na atual conjuntura não há espaço para a perda de arrecadação.

“O Estado não pode abrir mão de receitas, a perda de arrecadação afeta diretamente a oferta dos serviços públicos, reflete no atendimento à população no âmbito dos serviços essenciais e dos processos oferecidos por todos os poderes”, disse o desembargador. No encontro, pela primeira vez, Leite assumiu a possibilidade de apresentar proposta de prorrogação da majoração das alíquotas. Segundo ele, haverá ainda revisão dos incentivos fiscais, partindo do corte de 25% dos benefícios. O relatório sobre o Orçamento 2021 será apresentado por Mateus Wesp (PSDB) à Comissão de Finanças dia 10. O projeto precisa ser aprovado até o dia 30 pelos deputados em plenário. (Correio do Povo)

Jogo Rápido

Live para a busca da qualidade
A terceira live do Programa Leite Seguro, organizada pela Embrapa Clima Temperado e pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, está marcada para amanhã, às 14, via link bit.ly/2I2bdA3. O objetivo é apresentar o Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa, as Instruções Normativas 76 e 77 e os trabalhos de Pesquisa de Resíduos e Contaminantes. (Correio do Povo)