28/10/2020

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 28 de outubro de 2020                                                      Ano 14 - N° 3.335

Tetra Pak se aproxima do consumidor com embalagens conectadas

Experiências de realidade aumentada transformam caixinhas de leite em game sobre sustentabilidade; já nas de suco, frutas viram animações interativas para mostrar que a tecnologia das caixinhas dispensa uso de conservantes.

Utilizar a digitalização para conscientizar o consumidor de forma lúdica e divertida. Esse é o objetivo da Tetra Pak ao transformar as caixinhas de suco e leite em plataformas de interação, com mensagens sobre reciclagem e as vantagens da tecnologia por trás das embalagens cartonadas.

A comunicação ocorre por meio da modalidade “Ad on Pack”, quando informações adicionais são colocadas em uma das laterais das embalagens. Ativando um QR Code, o consumidor tem acesso a conteúdos especiais.
“Levar conhecimento sobre sustentabilidade, segurança do alimento e saudabilidade por meio da digitalização é nossa grande premissa com essas comunicações. Há mais de três anos temos consolidado esse formato por acreditarmos que a inovação é, cada vez mais, uma oportunidade de oferecer experiências positivas por meio das embalagens longa vida”, ressalta Vivian Haag Leite, diretora de marketing da Tetra Pak.
Este ano, a empresa investiu também em um game para tornar a conscientização sobre a importância da reciclagem ainda mais divertida. “Os consumidores poderão aprender brincando”, acrescenta Vivian.
Sustentabilidade e saudabilidade são destaques do projeto: Criada pela agência 35, a campanha traz, para a categoria de leites, o mote Uma Caixinha de Distância e a assinatura Eu separo, você separa, nós reciclamos. Mensagens como “Caixinha que em vez de virar lixo pode se transformar em caderno? Sou eu!”; “Caixinha que em vez de lixo pode virar telhado? Sou eu!” convidam os consumidores a conhecer mais sobre o potencial da reciclagem.
Ao escanear o QR Code, o consumidor dá início à experiência do game em realidade aumentada. Neste momento, é possível conhecer a personagem Rê, que conta histórias sobre como o descarte adequado de embalagens pós-consumo pode viabilizar a fabricação de novos produtos.
No game, o desafio é interagir com a personagem e uma cesta de basquete da reciclagem. Ao acertar as caixinhas pós-consumo nas cestas, elas se transformam em novos produtos como telhas, sacolas e cadernos.
"A Tetra Pak é uma empresa que produz inovação por meio de embalagens. E a sua comunicação precisa refletir essa inovação também. Uma embalagem de leite pode se transformar em um game para levar conceitos de sustentabilidade de forma original. Uma embalagem de suco pode explicar sua tecnologia de forma divertida por meio da realidade aumentada", explica Astério Segundo, CEO e CCO da 35.
Já na categoria de sucos, a campanha 1000 formas de dispensar um conservante é representada em mensagens divertidas que demonstram conversas entre as frutas e o conservante dispensado pelas embalagens da Tetra Pak, por exemplo: “É fácil fingir que você não existe. Até porque, para mim, você nem existe mesmo”; “O que importa é que eu quero te ver bem...Bem longe de mim”; “Não é joguinho não. É que eu gosto de você distante mesmo”.
Quando escaneia o QR Code, é possível compreender o processo de proteção do alimento a partir das seis camadas da embalagem e o fato da tecnologia dispensar o uso de conservantes. (Assessoria de Imprensa Tetra Pak)

4º Encontro de Jovens da Santa Clara, transmitido pelo Youtube, teve mais de 1.600 visualizações

Com o propósito de colocar “O campo em debate”, a Cooperativa Santa Clara promoveu o 4º Encontro de Jovens on-line na noite de ontem, 27 de outubro. O evento, no canal do Youtube da Cooperativa, reuniu mais de mil acessos durante a transmissão ao vivo e 300 produtores simultaneamente, em sua maioria jovens. O Encontro já conta com mais de 1.650 visualizações.

O presidente da Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, deu aos boas-vindas aos participantes, destacando a importância de criar espaços para o debate. “É uma oportunidade de aprender, desenvolver-se e com isso fazer com que a sociedade seja melhor. Lembre-se: todos somos responsáveis pelo sucesso”, afirmou.

O primeiro painel foi ministrado pelo zootecnista e gerente técnico operacional da Qconz América Latina, Leonardo Araújo, que falou sobre a experiência e tecnologia para produtividade e segurança alimentar. Para isso, explanou como a Nova Zelândia tem atraído os jovens para a atividade leiteira e como valorizam a questão da qualidade de vida para o produtor. Após, a produtora rural Jaqueline Paim Ceretta, do projeto Leite de Batom, relatou de que forma se uniu aos pais para que a gestão da propriedade gere rentabilidade para a família. Os painelistas ainda responderam os questionamentos enviados pelos participantes pelo WhatsApp e Youtube.

Para Ivanete Kai Bellini, de Fortaleza dos Valos, as palestras foram interessantes. “Espero que tenha mais eventos e que mais pessoas possam participar”, afirmar. Já Cassiano de Conto, de Nova Prata, avaliou que “o encontro foi proveitoso e toda a família curtiu as palestras”.

A gerente do Departamento de Política Leiteira (DPL), Raquel Soletti, foi a mediadora do evento e reforçou que a equipe técnica da Cooperativa tem qualificação e está disponível para atender as demandas dos produtores.

No encerramento, o diretor Administrativo e Financeiro, Alexandre Guerra, parabenizou os jovens que constroem a Cooperativa. “A Santa Clara conquistou a credibilidade através do trabalho e do envolvimento das famílias dos associados junto da Cooperativa. Quem pode criar diferenciais competitivos são vocês, jovens produtores”, ressaltou.

O 4º Encontro de Jovens on-line está disponível no Canal do Youtube da Cooperativa Santa Clara. Para assistir clique aqui. (Santa Clara)

Dairy Vision 2020: tendências de mercado para 2021

O Dairy Vision, evento que vem sendo realizado desde 2015 pela parceria entre AgriPoint e Zenith Global – consultoria inglesa que atua no segmento de bebidas – terá a edição 2020 em formato digital, entre os dias 1 e 4 de dezembro deste ano, em 4 manhãs, com tardes livres.

No primeiro painel, que ocorrerá na parte da manhã do dia 1, serão abordadas as "Tendências de mercado para 2021", contemplando diversos países e regiões que são importantes players no mercado global. Até então, já contamos com quatro palestras confirmadas, confira:

• Situação e tendências para o mercado na Europa – Lukasz Wyrzykowski

• Situação e tendências para o mercado nos Estados Unidos e Asia – Mary Ledman

• Situação e tendências para o mercado no Brasil – Valter Galan

• Mudanças no setor lácteo da Argentina e possíveis efeitos no Mercosul – Alejandro Galetto

O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais, contribuindo para levar até você uma programação imperdível! Conheça mais sobre os palestrantes deste painel:

Lukasz Wyrzykowski (Alemanha): Diretor de Análise do Setor de Laticínios e Analista do Mercado de Laticínios na IFCN AG em Kiel, Alemanha. Nos últimos 7 anos, suas principais áreas de especialização foram: padrões de desenvolvimento do mercado de laticínios com a análise da cadeia de valor do leite; preços do leite e da ração e comportamentos de produção; previsão de preços e produção de curto e longo prazo; estrutura da fazenda e análise da fazenda, desenvolvimento e gestão de projetos internos e externos, preparação dos relatórios e análises. Consultor de mercado de laticínios para empresas líderes mundiais em todo o mundo. Líder de equipe de conteúdo de laticínios e equipes de TI consistentes de 12 pesquisadores de laticínios e membro da gestão da IFCN AG para decisões estratégicas, desenvolvimento da empresa, P&D e RH.

Mary Ladman (EUA): Mary é uma líder de pensamento que tem amplo conhecimento dos mercados e políticas de laticínios nacionais e internacionais e mais de trinta anos de experiência na agricultura de produção, processamento de alimentos, serviço governamental, política agrícola, gestão de risco de laticínios, informações de mercado e divulgação e leite e produtos lácteos previsão de preços.

Valter Galan (Brasil): Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, Mestre em Administração pela FEA/USP. Atuou por quase 20 anos em grande empresas multinacionais como a Nestlé, DPAM, Pepsico e Grupo Tereos. Hoje é sócio do MilkPoint Mercado.

Alejandro Galetto (Argentina): Engenheiro agrônomo, PhD (Economia Agrícola), Assessor de Cooperativas de Laticínios, Professor de Agronegócio (Universidade Austral).

Jogo Rápido

Consulta sobre combate ao carrapato termina na sexta
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural encerra na próxima sexta-feira (30) a consulta, aberta em setembro, a respeito de ações para controle do carrapato bovino, disponível no link bit.ly/Consulta-Carrapato. O questionário quer saber a opinião de produtores rurais, médicos veterinários e demais profissionais ligados à bovinocultura de corte e leite o sobre as políticas públicas que devem ser adotadas para o controle da praga. Os resultados da pesquisa devem direcionar as ações oficiais de combate a este parasito. O carrapato bovino é considerado um importante problema sanitário na criação de bovinos, principalmente para as raças de origem europeia. Este parasito leva à redução do ganho de peso e da produção de leite. Além disso, o carrapato aumenta a chance de desenvolver “bicheiras” e ainda pode transmitir doenças, como a Tristeza Parasitária Bovina (TPB). No Rio Grande do Sul, a TPB é uma importante causa de mortes de bovinos. No Brasil, o controle do carrapato bovino é feito quase que exclusivamente com uso de carrapaticidas químicos. O uso frequente destes produtos tem favorecido a seleção e emergência de populações multirresistentes aos acaricidas. (Rádio Guaíba)