Pular para o conteúdo

23/10/2020

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 23 de outubro de 2020                                                      Ano 14 - N° 3.332


Edital de Convocação – Eleições Sindicais

Publicado na página 30 do Jornal Correio do Povo de 23 de outubro de 2020.


Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 23 de Outubro de 2020 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Setembro de 2020 e a projeção dos valores de referência para o mês de Outubro de 2020. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite/SC)

 

Sobe preço, sobe custo

Puxada por um cenário singular, em que a variação cambial dá a direção, a valorização de produtos agrícolas soma o maior percentual em 10 anos. É o que aponta levantamento da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) que mede a inflação do agronegócio. No período de 12 meses, acumula alta de 78,84%.

- Além da estiagem, que reduziu a oferta, outros fatores contribuíram. Com a incerteza gerada pela pandemia, houve um desequilíbrio cambial. E isso acabou contribuindo para os preços das commodities. Ao mesmo tempo, deixou os produtos brasileiros mais competitivos no mercado externo - explica Danielle Guimarães, economista da Farsul.

Se externamente o apetite era grande, dentro de casa, também, com o auxílio emergencial.

Soja, arroz, milho, trigo e gado alcançaram patamares históricos nas cotações em reais. A ressalva, no caso do Rio Grande do Sul, é de que o alcance ficou limitado.

Outro ponto de atenção vem dos custos de produção. O índice que mede esse item vem acelerando porque a mesma variação cambial que valoriza os preços em reais, também onera a compra de insumos. Em 12 meses, o Índice de Inflação de Custos de Produção (IICP) tem alta de 7,67%. (Zero Hora)

 

A estiagem piora cada vez mais no Brasil

O panorama da estiagem parece ter piorado no Sul do Brasil! Já não é novidade pra ninguém que a estiagem vem afetando os estados do Sul do Brasil, inclusive já provocando dificuldade em abastecimento e agricultura.

A situação não está sendo muito diferente nesses 20 dias de outubro. A chuva que caiu não chega nem a 20% do esperado para o mês na maior parte dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como se vê na grande mancha marrom na figura abaixo. Quase todo o Sul do Brasil ainda não registrou nem metade do que era pra chover em Outubro, conforme a climatologia mensal. (Conexão Geoclima)


Jogo Rápido
Dairy Vision 2020: uma experiência inédita
Nunca antes o setor lácteo teve a oportunidade de tomar contato com uma visão tão abrangente, diversificada e rica a respeito do seu presente e do seu futuro. Nunca antes um grupo tão seleto, qualificado, experiente e visionário de palestrantes foi reunido em um mesmo local. Isso tudo sem sair de casa e com a possibilidade de rever o conteúdo após o evento, de forma a não deixar passar nada. Temas de um futuro próximo, como disrupção nos negócios – e como podemos nos prepararmos para ela, caso venha, transformação digital, blockchain auxiliando na sustentabilidade e inovação aberta serão abordados por especialistas e por empresas que, na prática, estão mudando seus negócios a partir dessas tecnologias. Teremos a oportunidade de conhecer temas de um futuro talvez mais distante, como impressão de alimentos em 3D, e mesmo acompanhar a visão de um grande empreendedor do setor produtivo, que acredita em produção de forragens indoor para alimentar os rebanhos. Será? Não sabemos...o que sabemos é que ter conhecimento sólido passa por ver a mesma questão sob vários ângulos diferentes antes de decidir. É isso que o Dairy Vision busca: oferecer visões complementares, às vezes conflitantes (como o o mercado de bebidas à base de plantas), para que possamos desenvolver nossa própria visão. O Dairy Vision 2020 ocorrerá entre 1 e 4 de dezembro deste ano, totalmente virtual e levando conteúdo literalmente de várias partes do mundo. Confira agora no site a nossa programação e se inscreva, está imperdível! (Milkpoint)


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *