Pular para o conteúdo

18/08/2020

 

Porto Alegre, 18 de agosto de 2020                                              Ano 14 - N° 3.287

GDT – Global Dairy Trade

A oferta confortável de produtos no GlobalDairyTrade – Evento 266 de 18 de agosto de 2020 manteve o enfraquecimento dos preços. 

O Índice geral caiu 1,7%, um percentual mais moderado do que o verificado no início do mês, e resumiu a queda geral em praticamente todos os produtos, menos o leite em pó desnatado (SMP) que subiu 1,1%. Ainda assim sua cotação está 14% menor do que a verificada no primeiro evento de 2020, embora tenha aumentos de 34% e 5% quando comparado com os valores registrados em agosto de 2018 e agosto de 2019, respectivamente.

 

 
O leite em pó integral (WMP) registrou nova queda, ficando agora com o preço abaixo dos US$ 3.000/tonelada, valor considerado de equilíbrio para o pagamento dos produtores de leite da Fonterra, na Nova Zelândia. Sustenta uma cotação acima dos níveis verificados durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, quando as incertezas geradas pela interrupção de redes de fornecimento e produção na Europa e Estados Unidos convulsionaram o setor. Mas, já está com um preço 7% menor do que o registrado no primeiro leilão do ano. As perspectivas futuras tanto para o SMP como WMP mostram fraqueza, podendo chegar ao final do ano com valores menores do que os negociados hoje.
Comparando com agosto de 2018 existe ganho de 2%, mas perde 5% em relação a agosto de 2019.   
A manteiga anidra perdeu parte do ganho que havia obtido entre junho e julho, e acumula perdas de 21,4% em relação ao valor do início do ano. As perdas também são de 27% e 23% em relação às cotações verificadas na segunda quinzena de agosto de 2018 e 2019, respectivamente.
O índice GDT se aproxima dos níveis registrados durante a depressão sofrida pelo Covid-19, entre 17 de março e 16 de junho deste ano, mas, também acumula perdas quando comparado com o início do ano, e com agosto de 2018 e agosto de 2019.      
 
            

Conseleite–Paraná 
A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 18 de Agosto de 2020 atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Julho de 2020 e a projeção dos valores de referência para o mês de Agosto de 2020, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.


 
Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana. Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Agosto de 2020 é de R$ 2,6458/litro. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br.

Leite/Europa
Operadores de fábricas da Alemanha acreditam que a produção de leite terminou julho com alguns percentuais acima dos registros da mesma semana de 2019. 

O declínio sazonal do final do mês foi a metade do declínio da semana anterior. Na França os relatos são semelhantes. O leite captado no final de julho é cerca de 2% maior do que o recebido na mesma semana do ano passado.

Esta semana uma onda de calor atingiu o Norte da Europa, incluindo Alemanha e França. A Alemanha registrou temperaturas de 95º Fahrenheit, [35ºC]. Na França era em torno de 90º, [32,2ºC]. A expectativa é de que o calor será breve, mas pode acelerar o declínio sazonal. A fabricação de produtos lácteos está declinando junto com a produção de leite, e enfrenta uma demanda crescente, principalmente de consumidores que voltaram de longos períodos de férias em julho. Isso fez aumentar o preço do creme no mercado spot. 

Enquanto os números oficiais da União Europeia (UE-27), sem o Reino Unido (RU) são aguardados, dados do RU foram divulgados. A produção de leite no acumulado do ano até junho caiu 0,6% em relação ao mesmo período de 2019, mostram os dados da Eurostat divulgados pela Eucolait. A produção em junho de 2020, no entanto, subiu 0,1% em relação a junho de 2019.

O leite excedente foi encaminhado, prioritariamente para a fabricação de queijo e leite em pó integral (WMP). No mês de junho a produção de queijo subiu 4,3% em relação a junho de 2019 e no acumulado do ano, o crescimento foi de 0,9%. Já o WMP produzido em junho ficou 5,6% acima do volume fabricado em junho de 2019, e de janeiro a junho de 2020, o crescimento foi de 4,5%.

A produção de manteiga, no entanto, declinou 1,5% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2019, e a produção de leite em pó desnatado (SMP) caiu 16%.

As negociações formais entre a UE-27 e o RU sobre as questões comerciais do Brexit estão suspensas até o final de agosto. Historicamente, significativo volume dos queijos e do WMP produzidos no RU vão para consumidores da UE-27. A demanda de queijo é considerada estável. Os estoques dos queijos maturados estão relativamente baixos, mas, os fabricantes dizem que estão com níveis adequados. É preciso lembrar que existe queijo no programa de Ajuda ao Estoque Privado (PSA) que foi encerrado em 30 de junho de 2020. Esse queijo pode ficar estocado entre 60 e 180 dias, podendo ser colocado no mercado quando for retirado do programa.

Um novo Tratado de Livre Comércio entre a UE e o Vietnã entrou em vigor neste 1º de agosto. As mercadorias já começaram a se deslocar nesse trajeto, e no máximo em cinco anos, todas as tarifas dos lácteos da UE para o Vietnã serão eliminadas. Alguns produtos terão tarifa zero mais cedo.

As exportações de queijo da Bielorrússia de janeiro a junho de 2020 foram 10,1% maiores do que no mesmo período de 2019 de acordo com o site CLAL. A Rússia recebeu a maioria dessas exportações. O soro de leite exportado no primeiro semestre aumentou 44,4% em relação ao 1º semestre de 2019. A Rússia e a China foram os maiores importadores. (Usda – Tradução Livre: Terra Viva)

                

 
IN define padrões para soro de leite
Publicada ontem pelo Ministério da Agricultura, a Instrução Normativa (IN) n° 80, que fixa os padrões de identidade e os requisitos de qualidade para o soro de leite e o soro ácido, destinados ao consumo humano, foi bem recebida pela indústria gaúcha de laticínios. Segundo a veterinária Letícia de Albuquerque Vieira, consultora do Sindilat, o soro do leite (subproduto da fabricação de queijo e outros derivados) é um alimento valorizado pelo seu alto teor nutricional, sendo componente da maioria das bebidas lácteas fermentadas. A IN fixa requisitos para obtenção do soro de leite nas suas formas líquida, concentrada e em pó. “Isso traz segurança para a indústria e o consumidor”, destaca a veterinária. (Correio do Povo)
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *