Pular para o conteúdo

01/07/2020

Porto Alegre, 01 de julho de 2020                                              Ano 14 - N° 3.253

Tecnologia garante maior produtividade em Venâncio Aires

Para marcar os primeiros dias de operação com o novo sistema de ordenha robotizada, os gestores do Executivo de Venâncio Aires estiveram no Quarto Distrito de Venâncio Aires, em Linha Cecília, onde a cultura do leite atravessa gerações há mais de 50 anos. Na propriedade de Írio Frey, foram investidos cerca de R$ 3 milhões na construção de um galpão com capacidade para 140 animais. Dentro de toda essa estrutura, iniciada em janeiro do ano passado, está o Compost Barn, um grande estábulo com cama de serragem em compostagem e o sistema robotizado de ordenha com dois boxes. 

Atualmente, a produção é de aproximadamente 600 mil litros por ano (ou 1.6 mil litros por dia) com 76 matrizes da raça Holandesa. Sob a administração de Marina Frey, filha do proprietário, a expectativa é de que se atinja, com o novo processo robotizado, cerca de 4.000 litros por dia, com 140 matrizes em ordenha para otimizar a produção leiteira na propriedade. 

De acordo com o pai de Marina, produtor que está em meio à atividade leiteira há mais de cinco décadas, esse avanço na propriedade só se deu a partir da decisão da filha, que decidiu retornar e assumir os negócios. “Já estava com pensamentos de parar”, afirmou. Já para a Marina, 32 anos, o pai é um visionário. “Desde criança a gente sempre ajudou em tudo aqui. Muita gente quando chega se admira por eu ser mulher e estar na lida, na ativa. E isso no agronegócio está cada vez mais forte. Dar continuidade nesse negócio, que já ultrapassa gerações, é um sonho antigo. São os 365 dias do ano junto com as vacas, não tem hora, faça chuva, sol ou frio”, conta. 

Para o prefeito Giovane Wickert, este é um dos mais avançados investimentos dentro da cadeia leiteira que Venâncio Aires possui. “Esse é um investimento de R$ 3 milhões. Não é pouco. E não é qualquer um que tem essa coragem de se arriscar no momento de crise que estamos vivendo. Lembro que, há sete anos, na missão empresarial à Hannover, na Alemanha, nós visitamos o estado de Niedersachsen, um dos maiores produtores de leite. E eu vi toda essa modernidade lá, tudo automatizado. E tudo isso aqui está funcionando igual! E sete anos depois, a modernidade que eu vi lá está aqui, na minha cidade, no nosso município mostrando que as coisas podem acontecer”, conta o prefeito. (Jornal do Comércio)
                   

EUA: 25% do leite é produzido em apenas 14 municípios
Os condados da Califórnia continuam dominando a lista das principais áreas produtoras de leite dos EUA, com 8 na lista dos 14 principais municípios produtores de leite. Esses 14 municípios representam 25% do leite da Federal Order comercializado em dezembro de 2019, de acordo com economistas da Central Federal Milk Marketing Order.

"A magnitude do volume de leite produzido nos oito municípios da Califórnia com mais vendas – mais de 76,65 milhões de quilos cada – supera a maioria de todos os outros municípios juntos", observam os economistas. "Classificando em ordem crescente todos os municípios produtores de leite participantes do mercado da Federal Order, seriam necessários 1.249 municípios menores (84% do total de 1.487) para produzir a quantia dos oito maiores municípios da Califórnia."

Os condados de Tulare, Merced, Kings, Kern e Stanislaus, na Califórnia, estão no topo da lista. No entanto, comparando uma lista semelhante feita a partir de 2017, são observadas algumas mudanças dinâmicas. O Condado de Tulare, embora ainda seja o número 1, viu a produção cair cerca de 4% em relação a dois anos atrás. O Condado de Merced, número 2, viu a produção cair quase 10%. King, Kern e Stanislaus viram a produção aumentar em relação a 2 anos atrás.

Em 2017, eram necessários apenas 13 municípios para produzir 25% do leite do país. Os novos 25% da lista de produção em 2019 foram Hartley, Texas e Madera, Califórnia. Chávez, MN, saiu da lista.

Os economistas também observam que a produção de leite nos Estados Unidos permanece altamente concentrada, com apenas 58 municípios que produzem leite dentro do sistema Federal Milk Marketing Order, representando 50% da produção. Isso representa apenas 3,9% de todos os municípios dos mercados de leite da Federal Order. (As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

Vendas/AR
Os números de abril mostram um volume de vendas 4,6% superior em produtos e 2,3% em litros equivalente leite em relação a igual período do ano anterior.  Se analisarmos a evolução das vendas mês a mês, em litros equivalente leite (litros necessários para produzir os produtos elaborados), vemos que em janeiro as vendas caíram 5,3%, em fevereiro 2,7% (com igual quantidade de dias), subiram 7,6% em março, e 5,7% em abril, ficando claro que as últimas cifras estão relacionadas com as denominadas compras de pânico ocorridas na segunda quinzena de março e início de abril. 

Já se vê um menor crescimento em abril e segundo os dados disponíveis, em maio e o que já pode ser conhecido de junho, as vendas retornaram ao ritmo similar ao apresentado no início do ano. Como já relatado em análises anteriores, existe uma queda importante nas vendas dos produtos com maior valor agregado e/ou unitário, tais como iogurtes (salvo as bebidas de litro), sobremesas, leites aromatizados, e queijos de pasta semidura ou de alta umidade. 

Compra de produtos para estoque familiar e dos de preços controlados houve aumento significativo, tais como leite não refrigerados e uma situação similar em manteiga, doce de leite, queijos cremosos e iogurtes de litro. No Balanço Lácteo estimado pelo Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA) em abril de 2020 surge um consumo total 1,8% superior ao ano anterior, o consumo per cápita para o 1º trimestre de 2020 é de 56,9 litros/habitante de equivalente leite, que anualizado chega ao valor de 184 litros, 0,9% acima do registrado em 2019, e de 182 litros, igual ao ano anterior, se considerarmos a mesma quantidade de dias para ambos os trimestres. Os números apresentados pela metodologia do Balanço Lácteos são muito similares às vendas totais.  (ON24 – Tradução livre: Terra Viva)
                   

 
Qualidade do leite
Uma produção leiteira com qualidade e produtividade exige técnica e cuidados especiais, por isso, ter o apoio de uma assistência técnica pode fazer grande diferença para o produtor. Para abordar os principais desafios e as soluções em bovinocultura de leite, o SENAR-RS promoverá um debate entre a médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Maira Balbinotti Zanela, e o zootecnista da empresa Leite e Corte Consultoria em Agronegócio Ltda, Vinícius Felipe Bratz. A conversa será mediada pelo médico veterinário, supervisor do programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RS em Bovinocultura de Leite, Herton Lima. O objetivo do encontro virtual é demonstrar como é possível obter índices tecnicamente preconizados e evitar os prejuízos financeiros na produção através da capacitação da equipe de trabalho. O SENAR-RS oferece um programa de Assistência Técnica e Gerencial, com acesso gratuito aos produtores. Atualmente, o ATeG atua nas cadeias de bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, ovinocultura e agricultura com foco em grãos. O debate será transmitido no dia 07 de julho, às 19h30, no canal do SENAR-RS no Youtube. (Terra Viva)
 
 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *