16/12/2019

Porto Alegre, 16 de dezembro de 2019                                              Ano 13 - N° 3.130

Passo Fundo recebe encontro sobre novo guia orientativo do PQFL

O novo guia orientativo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) e a consulta pública sobre as normas de destinação do leite cru e derivados será tema de debate em Passo Fundo (RS). Promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e pela Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, com data marcada para esta quinta-feira (19/12), o encontro contará com palestras dos Fiscais Federais do Mapa Roberto Lucena e Milene Cé e da apresentação do aplicativo para o gerenciamento do PQLF. “Estamos iniciando essa série de debates com o objetivo de sanar as dúvidas das indústrias de laticínios, que necessitam apresentar projeto de qualificação dos produtores e gerenciar os indicadores desses projetos, já que cada propriedade rural sera monitorada em mais de 150 itens, que vão desde a produção de leite a saúde do produtor e seus funcionários” destaca o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini. O evento inicia às 8h30min, no Auditório da Faculdade de Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado pelo MAPA em maio e atualizada em novembro, o PQFL tem uma serie de itens que devem ser contempladas no projeto a ser elaborado por todas as laticínio independe do seu tamanho ou tipo de inspeção. Através desse projeto as indústria poderão solucionar pontualmente juntos aos seus produtores em relação as exigências das Instruções Normativas 76 e 77.

De acordo com Lucena, o plano de qualificação de fornecedores visa aproximar as indústrias dos produtores. “Esses encontros têm como intenção que as indústrias conheçam de fato a realidade da produção e dos produtores, e com isso desenvolvam ações de assistência técnica, gerencial e de implementação das boas práticas agropecuárias”, afirma.

Aplicativo para o PQFL
As funcionalidades do Aplicativo será outro ponto apresentado para avaliação dos técnicos das Laticinios durante o encontro. O aplicativo é um compilado de itens necessários para os produtores se adequarem às Instruções Normativas 76 e 77. Voltado aos laticínios, o Mesmo quer suprir as dificuldades das indústrias de gerenciar os indicadores e deficiências de cada propriedade, inclusive com a possibilidade comunicação on-line do técnico da laticínio com produtor na sua propriedade rural.

Segundo Züge, o aplicativo é de uso cotidiano das indústrias. “Informação é tudo e ter um compilado delas é um grande ganho. O Milk.Wiki são os olhos do laticínio dentro da propriedade”, ressalta.

As inscrições para o encontro podem ser feitas clicando aqui
O guia orientativo completo pode ser acessado clicando aqui

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
8h30 – 8h40: Milkbreak e abertura
8h45 – 9h15: Dr. Roberto Lucena (MAPA)
     *Plano de qualificação de fornecedores de leite
9h20 - 10h00: Roberta Züge (CERES QUALIDADE) e César Antunes (Milki.Wiki)
     *Aplicativo Milki.wiki
10h05 - 10h35: Dra. Milene Cristine Cé (MAPA)
     *Proposta de destinação para leite cru
10h40: Mesa redonda
12h: Encerramento

(Assessoria de Imprensa Sindilat)

Preço/MG

A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 11 de dezembro de 2019 na cidade de Belo Horizonte, aprova e divulga os valores de referência finais do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em outubro de 2019 a ser pago em novembro de 2019, os valores de referência finais do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em novembro de 2019 a ser pago em dezembro de 2019, os valores de referência projetados do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em dezembro de 2019 a ser pago em janeiro de 2020. (Faemg/Terra Viva)

Venda de fatiados/RS

Fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural com representantes do setor varejista, o novo decreto que regulamenta o fracionamento e a venda de carnes, fiambres e queijos foi sancionado ontem (11/12) pelo governador Eduardo Leite.

"Depois de meses de muito trabalho, é de se comemorar que chegamos à resolução de algo que causava e ainda vinha causando transtornos na operação de supermercados e outros estabelecimentos, sem contar na insegurança por parte do consumidor", disse o governador no ato da assinatura, no Palácio Piratini.

Desde a revogação do decreto estadual 53.304/2016 - que restringia a venda de produtos a granel nos supermercados e em pequenos empreendimentos - no final do ano passado, as formas de fracionamento e comercialização estavam sendo regidas pelo decreto 23.430, de 1974.

"As legislações antigas foram revogadas e, com isso, tivemos a oportunidade de buscar soluções inovadoras e atuais, que conciliam da melhor forma a segurança sanitária dos produtos ofertados aos consumidores com as necessidades do setor produtivo", disse a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária (Cevs), Rosângela Sobieszczanski.

O novo decreto altera o código sanitário do comércio de produtos de origem animal. Traz, ainda, a possibilidade de açougues e fiambrerias realizarem as atividades de fracionamento, embalagem e rotulagem de carnes e produtos fatiados na modalidade de autosserviço (produto embalado ou em balcão expositor).

A modernização da legislação traz benefícios para o consumidor de praticidade na compra, com segurança sanitária. Para os comerciantes, traz amparo legal para as atividades que já estavam sendo realizadas, acompanhando a inovação no setor e padronizando os processos e as boas práticas de manipulação dos alimentos.

Participaram da reunião os secretários adjuntos da Saúde, Anglaé Regina da Silva, e da Agricultura, Luiz Fernando Rodrigues, a deputada Any Ortiz, e o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, entre outros representantes do governo e de entidades Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, entre outros representantes do governo e de entidades setoristas. (Governo do RS)

Embaré investe em queijos e prevê avanço em 2020

Diante do ano difícil para os laticínios, a Embaré não deverá alcançar neste ano o crescimento de 10% em receita, para R$ 1,5 bilhão, projetado no primeiro semestre. De acordo com Alexandre Antunes, diretor presidente da empresa, o faturamento deverá alcançar R$ 1,38 bilhão. “Foi um ano bem difícil, mas conseguimos manter o volume estável”, afirmou o executivo, referindo-se à dificuldade de repasse do aumento dos preços do leite ao consumidor no primeiro semestre, quando a economia estava mais fraca, o que achatou as margens das indústrias do ramo. Antunes afirma estar otimista para o ano que vem, com a possibilidade de aumentar o volume de vendas diante da expectativa de aquecimento da economia e do lançamento de novos produtos. “Nossa expectativa para 2020 é alcançar uma receita próxima da meta que tínhamos para 2019, ou até maior”, disse ele. A Embaré anunciou neste mês investimento de R$ 25 milhões, em sua unidade em Lagoa da Prata (MG), no desenvolvimento, maquinário e tecnologia para dar início à produção do queijo fresco da marca Camponesa que será vendido em caixinhas, o primeiro neste formato no país.

Foi o segundo aporte na empresa no segmento de queijos neste ano, já que tinha feito investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões para construir uma nova unidade em Santo Antônio do Monte (MG) dedicada ao segmento. A empresa começou neste ano a produzir queijo minas padrão, meia cura, mussarela; em 2017, havia começado a produção de queijo parmesão ralado e de requeijão. A nova embalagem do queijo fresco Camponesa foi desenvolvida em parceria com a Tetra Pak e amplia o tempo de prateleira do produto de aproximadamente dez dias para três meses. “Vendemos mais de 1 bilhão de embalagens para esse segmento de queijo em caixinha no mundo e vemos muito potencial para esse segmento no mercado brasileiro”, afirmou Vivian Haag Leite, diretora de marketing da Tetra Pak. O produto começou a ser vendido no começo do mês em Minas Gerais e, em janeiro, chegará ao mercado no restante do país. (Valor Econômico)

Pesquisa Trimestral do Leite - 3º trimestre 2019
Já estão disponíveis no SIDRA os dados da pesquisa conjuntural Pesquisa Trimestral do Leite - 3º trimestre 2019. Acesse o link https://sidra.ibge.gov.br/home/leite. (Fonte: Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA)