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12/12/2019

Porto Alegre, 12 de dezembro de 2019                                              Ano 13 - N° 3.128

  Leite/Europa

A produção de leite na Europa Ocidental atingiu seu menor ponto sazonal e começa subir lentamente. Em alguns países líderes sobe semana após semana. Os aumentos são verificados em relação ao ano passado, mas, também na comparação com a semana anterior. Este desempenho tem gerado otimismo em relação ao calendário de 2019 de produção de leite neste final de ano.
 
O leite adicional está sendo rapidamente acolhido pelas indústrias. Os queijeiros, particularmente, esperam e desejam obter todo leite possível.
 
Embora muitos compradores, ou a maioria deles estejam com estoques satisfatórios para o final de 2019, o mesmo não ocorre em relação às necessidades do início de 2020, tanto para o consumo interno, como para exportação. A oferta apertada de queijo fez com que os compradores fossem menos resistentes aos preços. Os analistas do setor não vislumbram quedas nas cotações dos queijos em um futuro imediato.
 
A produção de leite no Leste Europeu é semelhante à da Europa Ocidental, em relação às baixas sazonais. Há sinais de aumentos nos principais países produtores de leite em relação ao ano passado. A Polônia, o maior produtor de leite da Europa Oriental, continua na esperança de ter resultados satisfatórios em dezembro, encerrando 2019 com forte produção. (Usda - Tradução Livre: Terra Viva)

Exportações/AR 
 
No mês de outubro houve crescimento de 44% na comparação intermensal. O leite em pó liderou as exportações. 
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina informou que durante o mês de outubro a Argentina exportou 36.731 toneladas de produtos lácteos para o mundo, o que representou crescimento intermensal de 44%, colocando o décimo mês do ano como o de maiores vendas de 2019. No acumulado do ano o volume exportado atinge 228.240 toneladas.
 
O principal produto exportado foi o leite em pó integral (15.443 toneladas) com um aumento de 91% em relação ao desempenho de setembro. As vendas do principal produto lácteo vem apresentando crescimento e recuperação de vendas sustentáveis, desde o mês de junho.
 
Outro produto de destaque é o queijo curado de massa dura, que em outubro atingiu o volume de 1.790 toneladas, representando crescimento de 185% em relação ao mesmo anterior. Também aumentaram as vendas de leite em pó desnatado (+86%), 2.714 toneladas no mês.
 
Embora as vendas externas estejam 10% abaixo das registradas em 2018, é preciso destacar os elevados volumes embarcados, e consolidação da tendência de crescimento sustentado iníciada em julho. (TodoAgro - Tradução livre: Terra Viva)
 
 
Consumidor single 
 
Em 2010, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, o Brasil tinha mais de 89 milhões de pessoas solteiras entre a sua população. Já em 2017, uma pesquisa da Ipsos apontou que 54% da população do país se declara solteira, sendo as cidades de maior concentração deste público: Salvador (60%); Belo Horizonte e Brasília, ambas com 56%. O estudo também apontou que 68% dos solteiros procuram manter alimentação saudável.
 
A gestora de marca da GSA, Ilana Ferreira confirma essa tendência. "O número de pessoas que vive sozinho - divorciados, viúvos com filhos adultos e solteiros - está cada vez maior no Brasil e no mundo. Segundo a pesquisa "10 Principais Tendências Globais de Consumo" realizada pela Euromonitor Internacional, o número de residências com um único morador deve crescer a uma taxa média anual (CAGR) de 1,9% na próxima década", diz. Ela ainda revela que segundo o mesmo estudo, até 2030, a estimativa é que haja um aumento de 120 milhões de residências de uma única pessoa, o que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2018. "No Brasil, a tendência também é confirmada. Segundo o IBGE, em 10 anos, o número de pessoas que vivem sozinhas cresceu de 10,4% para 14,6%. E quando questionados os motivos da decisão para a mudança foram: se sentirem mais independentes (25%), livres (23%), e com maior privacidade (50%). Com as mudanças do comportamento e do tamanho da família, surge um novo cenário de consumo: o consumo para um", informa Ilana.
 
São dados que demonstram o potencial de um mercado cheio de oportunidades para indústria, atacado e varejo. A ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos informou, por meio de nota, à reportagem da Revista Distribuição, que "a opção por morar sozinho é uma realidade cada vez maior no Brasil. Segundo a ABIA, para acompanhar essa tendência, notada em todo o mundo, a indústria brasileira de alimentos tem trabalhado com embalagens menores e porções individuais. De acordo com o estudo Brasil Pack Trends 2020, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), instituição de pesquisa ligada ao governo do Estado de São Paulo, o aumento da quantidade de residências com apenas uma pessoa e a vida urbana cada vez mais atribulada têm criado uma demanda por alimentos em porções menores ou individuais. Esse tipo de embalagem permite também diferentes opções de consumo no caso de lares com mais de uma pessoa, ou seja, cada pessoa na residência pode escolher o que consumir.
 
O que o consumidor espera?
Exigente e a procura de produtos e maneiras que simplificar a sua vida. Esse é, segundo Ilana Ferreira, uma das características do perfil do consumidor single no Brasil. Segundo ela, esse shopper não é fiel a marcas, busca qualidade e sempre está atento à relação custo X benefício. "A GSA já está ciente das mudanças do comportamento do consumidor, por isso tem trabalhado com produtos com custo x benefícios bem definidos e também com variações nas gramaturas, já que esse conceito propõe a oferta de produtos em pequenas quantidades e em porções individuais de fácil preparo ou para consumo imediato. Os nossos produtos de porção individual fazem muito sucesso com esse público, como por exemplo, macarrão instantâneo, sopão de 90 gramas, pipoca de micro-ondas, salgadinhos e batata", conta Ilana Ferreira.
 
Outra característica pertinente a esse público é a busca por informações sobre saúde, o que os leva a procurar no ponto de venda produtos que tenham o apelo de saudabilidade. "A Vapza sempre foi pioneira em alimentação prática. Nossos produtos são vendidos em duas porções de 250g (porção individual). Hoje contamos com a linha SINGLE, já pensada e destinada a esse consumidor que não abre mão de se alimentar bem e tem uma consciência maior, inclusive em relação ao desperdício. Nossos alimentos são embalados a vácuo (dispensando refrigeração) e cozidos dentro da própria embalagem, dispensando o uso de aditivos e conservantes", conta Rafael Hortz, gestor de Marketing da Vapza. Ele destaca que com o avanço da velocidade da informação e a mudança na rotina de uma forma geral, é muito comum ver cada vez mais casamentos após os 30 anos, coisa que nos anos 80/90 eram até motivos de preocupação. "As prioridades mudaram, foco nos estudos, na carreira e a busca por uma rotina flexível, porém com metas, fazem com que naturalmente haja uma busca maior pela individualidade", diz.
 
Fatores que interferem na decisão de compra
Segundo uma pesquisa da EuroMonitor Internacional os fatores que interferem na decisão de compra são do consumidor single são: a) gosto por experimentar novos produtos e serviços; b) marcas que já confiam e conhecem; c) qualidade e d) compra de locais que tenha selo fidelidade e produtos ecológicos. Ou seja, uma lição de casa que precisa ser feita tanto pelo atacado distribuidor como pelo varejo é investir no sortimento de marcas e produtos e, claro, cuidar muito bem do abastecimento tanto dos pontos de venda como das gôndolas propriamente ditas, evitando ruptura. "O controle de estoque é fundamental para uma venda constante. Como se trata de itens com um giro agressivo é preciso um abastecimento regrado para evitar rupturas. A execução na ponta de gôndola nos varejos também é um dos fatores essenciais para uma boa performance no ponto de venda. A GSA atua com vários skus dentro da linha de Macarrão Instantâneo, Sopão e Refresco em Pó. A atenção no mix dos produtos para a venda faz a diferença no resultado final", comenta Ilana.
 
Como o consumidor está buscando produtos cada vez menos processados e mais naturais, Rafael Hortz orienta o setor atacadista a investir em bons produtos em porções menores. "Quem não se adaptar está fora do target dos singles, que economizam em tudo, menos na saúde e no prazer em comer bem. Experiências são o foco desse tipo de consumidor", finaliza.
 
Fatores que estimulam a busca por porções individuais
• Busca por uma dieta mais equilibrada;
• Conveniência e praticidade, a exemplo do que ocorre nas categorias de pratos prontos e semiprontos congelados;
• Maior consciência de consumo, buscando a redução do desperdício;
• Busca pela otimização do sabor e do frescor dos alimentos, a exemplo dos biscoitos em embalagens menores.
(Fonte: Newtrade)
Cotrifred inaugura nova indústria
A Cooperativa Tritícola Frederico Westphalen (Cotrifred) inaugura sua indústria de leite e derivados hoje à tarde. O laticínio está localizado em Linha Mânfio e tem capacidade para processar 100 mil litros por dia. O investimento da cooperativa, incluindo a área, a estrutura física e equipamentos, soma R$ 16,5 milhões. Segundo o presidente da cooperativa, Elio Pacheco, o empreendimento vai gerar, inicialmente, 60 empregos diretos. "A Cotrifred dá um passo importante no sentido de industrializar parte do leite produzido na região, agregando valor a esta matéria-prima e, com isso, auxilia no desenvolvimento desta parte do Estado", afirma. A indústria também contará com um posto de recebimento e resfriamento. Pacheco detalha que o complexo tem quatro mil metros quadrados de área construída e conta com modernos equipamentos, sendo que inicialmente serão produzidos cinco itens - queijo muçarela, queijo prato, queijo colonial, ricota e nata. O mix de produtos que a fábrica tem condições de produzir pode chegar até a 20 itens. "Importante ressaltar que, com inspeção federal, a indústria está autorizada a vender não só para o Brasil, como também para o exterior e temos como meta vender também para a China", ressalta. O laticínio possibilita a comercialização, também, de nata e do soro resfriado a granel. Após a inauguração do laticínio será aberta a Feira em Campo, com 90 expositores, que vai até sábado. (Correio do Povo)

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