21/06/2019

Porto Alegre, 21 de junho de 2019                                              Ano 13 - N° 3.006

Habilitação

Envolvido na abertura de novos mercados para os produtos brasileiros, o deputado federal Alceu Moreira (MDB), presidente da Frente Agropecuária (FPA), encaminhou ao Ministério da Agricultura pedido para auxiliar no processo de habilitação de plantas gaúchas dispostas a vender queijo Tipo Grana para a Rússia.

Em pedido feito diretamente à ministra Tereza Cristina, Alceu Moreira solicitou apoio total da pasta na organização da vinda de representantes russos para visitar as plantas de laticínios no Rio Grande do Sul.

O secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, entende ser de vital importância a abertura desse mercado para que possamos mostrar a qualidade e a competitividade dos produtos lácteos gaúchos.

“A busca de novos mercados é a meta para que o RS nas épocas de excedente de produção possa exportar e com isso oferecer ao produtor de leite uma maior estabilidade de preço”, completou Alceu Moreira. (Assessoria Deputado Alceu Moreira)

Leite UHT

Em maio, o preço do leite UHT no mercado atacadista de São Paulo permaneceu em alta, fechando o mês com média de R$ 2,60/litro, aumento de 3,47% frente a abril/19 e de 3,62% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Segundo colaboradores do Cepea, esse cenário, que se deve ao alto preço no campo, não deve permanecer nos próximos períodos, devido às baixas negociações e à demanda ainda enfraquecida. Por outro lado, o queijo muçarela teve média de R$ 17,64/kg em maio, queda de 0,55% frente a abril e de 0,10% em comparação a maio/18. Em praticamente todos os dias da primeira quinzena de junho, os preços do leite UHT caíram, fechando com média de R$ 2,50/litro, queda de 3,21% frente ao mês anterior. O queijo muçarela, por sua vez, também se desvalorizou, porém, com menos intensidade. Na primeira quinzena de junho, o preço médio foi de R$ 17,56/ kg, baixa de 0,22%. Nas duas primeiras semanas de junho, laticínios reduziram suas produções e, consequentemente, seus estoques, devido às baixas negociações. A pesquisa diária de preços é realizada pelo Cepea e tem apoio financeiro da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). (Por Munira Nasrrallah/CEPEA)

Leite/Europa

A produção de leite na Europa Ocidental já passou do período de pico em quase todas as regiões, e caminha para s quedas sazonais. Elevadas temperaturas significam queda de produção em países como Alemanha e França, contribuindo para a redução da oferta.

Em algumas desses dois países a temperatura já chegou a 26ºC, e a previsão para a semana que vem é de 32ºC. A produção de leite na União Europeia (UE) está menor do que o previsto no início do ano. De janeiro a abril registrou crescimento em torno de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados obtidos do site CLAL. Em abril de 2019 a produção de leite na UE foi 1,3% maior do que a registrada em abril de 2018, de acordo com a ZMB.

O leite para a produção de queijo continua sendo prioridade na Europa Ocidental. A demanda doméstica está forte, e as exportações também estão bem ativas. De janeiro a abril as exportações de queijos da UE subiram 3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Eurostat. Os Estados Unidos compraram 7% mais queijos no período. E na outra ponta, de janeiro a abril, a produção subiu 0,7% em relação ao mesmo período de 2018.

O queijo é responsável por cerca de um terço das importações de produtos lácteos pela Rússia. Em abril de 2019 a Rússia importou quase 5,5% a mais de queijo do que em relação ao mesmo mês do ano passado. A importação de manteiga teve crescimento de 148,4% em abril. A Bielorrússia foi, de longe, o maior fornecedor de manteiga e queijos para a Rússia. (Usda – Tradução Livre: Terra Viva)

Preço do leite
O preço médio pago ao produtor de leite em maio registrou uma alta de quase 19% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse fator, junto com a redução dos preços de milho e farelo de soja, mexeu na relação de troca entre o produto e os grãos. Atualmente, para se comprar uma saca de milho são necessários 21 litros de leite, no mesmo período de 2018 esse valor era de 31 litros. No caso do farelo de soja, são necessários 48 litros por saca. Em junho do ano passado, eram necessários 65 litros. O assessor técnico da Comissão Nacional de leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago Rodrigues, explica se este cenário deve continuar. CLIQUE AQUI para assistir a reportagem. (Canal Rural)