Pular para o conteúdo

01/04/2019

Porto Alegre, 1º de abril de 2019                                              Ano 13 - N° 2.949

     Tendências mudaram a forma como o leite é processado na Europa

As tendências nas preferências dos consumidores mudaram a forma como o leite é processado na Europa. Nas últimas perspectivas da União Europeia (UE) para lácteos de curto prazo, a forma como o leite é utilizado para os diferentes produtos lácteos passou do leite líquido para produtos mais processados.


 
Entre 2007 e 2017, a produção de leite cru na UE-28 aumentou 17%, equivalente a 22,5 milhões de litros adicionais. Durante este período, o uso de leite para a produção de leite de consumo diminuiu, enquanto a produção de "outros produtos lácteos" aumentou. Incluídos nesta categoria estão produtos como leite em pó infantil, leite em pó com gordura e outros produtos técnicos voltados para os mercados de saúde e nutrição. A parcela de leite direcionada aos produtos lácteos mais tradicionais, como creme, iogurte, queijo e manteiga está estável. (As informações são do AHDB Dairy, traduzidas pela Equipe MilkPoint) 
                 
Uruguai: exportações de lácteos aumentam em 2019

De acordo com o Instituto Nacional do Leite do Uruguai (Inale), nos dois primeiros meses de 2019 o valor das exportações foi 19% superior ao mesmo período do ano anterior, devido ao aumento significativo na quantidade de leite exportada de em pó integral, desnatado e manteiga, embora tenham sido obtidos preços mais baixos.

De acordo com a publicação de exportação do Inale de fevereiro de 2019, no acumulado do mês, os produtos que aumentaram seu valor de exportação em relação ao mesmo período de 2018 foram leite em pó desnatado (124%), manteiga (48%) e leite em pó integral (31%), enquanto o queijo diminuiu (-27%). Como resultado, o faturamento total recebido em fevereiro foi 19% maior do que o registrado no ano anterior.

Em termos de volumes, no acumulado de fevereiro deste ano as exportações de leite em pó desnatado, manteiga e leite em pó integral melhoraram (+165%, +75% e +38%, respectivamente), enquanto as exportações de queijo diminuíram (-30%) em relação a fevereiro de 2018. Quanto ao preço de dezembro de 2018, os valores de leite em pó desnatado (14%) e leite em pó integral (2%) aumentaram, enquanto os preços do queijo e da manteiga baixaram (5% e -3%, respectivamente).

Ao comparar os preços médios recebidos pelos produtos exportados com os de um ano atrás, observa-se que apenas o preço do queijo aumentou (3%), enquanto houve queda nos preços da manteiga (-17%), do leite em pó desnatado (-15%) e do leite em pó integral (-5%). (As informações são do Portal Lechero, traduzidas pela Equipe MilkPoint)


Lácteos/China

As importações chinesas de produtos lácteos também continuaram de maneira intensa em fevereiro. O aumento em comparação com o mês de fevereiro do ano passado é de 11% em quantidade e de 5,5% em valor, e forte crescimento na importação de leite em pó desnatado.
 
 

Confirma-se então, a China, como um importante ator do mercado, que deve ser levado em consideração, com crescimento baseado em tendências de 15,3% em volume e um aumento igualmente positivo em valor.

Entre janeiro e fevereiro, em particular, houve crescimento na importação de leite infantil (23,3% em volume), com a União Europeia (UE), confirmando-se como o primeiro exportador e uma cota de mercado de 73%, seguido pela Nova Zelândia, Suíça e Austrália.

O comércio dos Estados Unidos com a China é pouco significativo nos últimos anos. Resta observar se a tendência positiva das importações de lácteos pela China continuará nos próximos meses, ou se a aceleração registrada a partir de dezembro é parte das estratégias geopolíticas de Beijing.

O Produto Interno Bruto (PIB) chinês, depois de anos de crescimento exuberante, está desacelerando; as tensões comerciais com os Estados Unidos parecem longe de ter um fim. Além disso, a viagem do presidente Xi Jinping à Europa acaba de levar adiante o projeto do “Novo Caminho da Seda”. Aparecer diante dos olhos da UE com um apelo comercial, pode ser, sem dúvida, muito útil para os movimentos do dragão chinês. (Ocla.org.ar – Tradução livre: Terra Viva)
 
Lácteos/EU
O último boletim do Observatório Lácteo da União Europeia (UE), de 28 de março, destacou:
- O preço médio do leite em pó desnatado (SMP) na UE ficou 1,3% menor em comparação com a semana anterior (€ 189/100kg), mas ainda é 44% maior do que o apresentado um ano atrás.
- Os preços do soro de leite em pó e do queijo Emmental na UE também caíram, 3,1% e 1,7%, respectivamente.
- As cotações dos outros produtos lácteos continuam, relativamente, estáveis em comparação com a semana anterior.
- Ligeira queda no preço do leite no mercado spot da Itália na semana passada (0,408 €/kg), mas está bem acima do nível do ano passado (+37%).
- Os custos da alimentação animal ficaram 1,9% menores em relação à média das 4 semanas anteriores
(Agrodigital – Tradução livre: Terra Viva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *