06/02/2019

Porto Alegre, 06 de fevereiro de 2019                                              Ano 13 - N° 2.914

GDT
(Fonte: GDT)

Encerra medida antindumping contra as exportações da UE e da NZ de leite em pó para o Brasil

Por meio da circular Secex nº 5 publicada hoje (06/02) no Diário Oficial da União (DOU), encerrou-se a revisão da medida antidumping (instituída pela Resolução Camex nº 2, de 5 de fevereiro de 2013) que prorroga o direito antidumping contra as exportações da União Europeia e da Nova Zelândia para o Brasil de leite em pó. O Brasil aplicou pela primeira vez o direito antidumping em fevereiro de 2001. Desde então, a medida vem sendo renovada.

Segundo o Presidente da Comissão Nacional de Pecuária e Leite da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Rodrigo Alvim, essa situação era para estar resolvida em maio do ano passado, quando o pedido foi protocolado no ministério do governo de Michel Temer. “O ministério solicitou a prorrogação do processo, mais documentos e mais argumentos em que a CNA prontamente atendeu. Porém, nós estamos muito apreensivos”, comenta. Desde 2001, a CNA pressiona seu pedido para que essas tarifas sejam mantidas a cada cinco anos.

A justificativa foi a seguinte: não houve comprovação da probabilidade de retomada de dumping nas exportações da União Europeia e da Nova Zelândia para o Brasil de leite em pó, integral ou desnatado, não fracionado, classificado nos itens 0402.10.10, 0402.10.90, 0402.21.10, 0402.21.20, 0402.29.10 e 0402.29.20 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM, e do dano à indústria doméstica decorrente de tal prática, no caso de extinção da medida antidumping em questão, nos termos do Art. 106 do Decreto nº 8.058, de 2013”.  Vale lembrar que a tarifa antidumping era de 3,9% para a Nova Zelândia e 14,8% para a União Europeia.

Uma fonte a par do assunto afirmou que o pensamento liberal do ministro Paulo Guedes, crítico a algumas vantagens tarifárias do Mercosul e defensor do livre comércio, também pode contribuir para que os entraves sejam eliminados. O Ministério da Economia parece avaliar que não há mais dumping e que, portanto, não existem razões técnicas para manter as tarifas.
A preocupação do mercado brasileiro é com os europeus, que têm 250 mil toneladas de leite em pó estocadas e não têm para quem comercializar. “O grande problema da Europa é que ela subsidia violentamente a sua produção e exportação. Concorrer com o leite da Europa significa competir com o tesouro da comunidade europeia”, afirma Alvim.

Na opinião de Geraldo Borges, presidente da Abraleite, essa não renovação das tarifas antidumping prejudica os produtores de leite, as cooperativas de produtores e os pequenos laticínios. Ele ainda disse que a cadeia produtiva de leite brasileira já é extremamente onerada por tributos. "Já temos muitos problemas com o leite em pó procedente dos países vizinhos do Mercosul, principalmente Argentina e Uruguai, e que, de certa forma, causam transtornos a nossa cadeia produtiva". Para acessar a circular CLIQUE AQUI. (Essa matéria contou com algumas informações publicadas no portal Notícias Agrícolas e no Valor Econômico)

Produção/UE

Os últimos dados do Observatório lácteo da União Europeia (UE), da semana encerrada em 31 de janeiro revelam que: - Os preços médios da UE para o leite em pó desnatado se mantiveram estáveis em € 184/100 kg, [R$ 0,000/tonelada] na semana passada (o preço mais alto desde julho de 2017); 32% acima do nível do ano passado.
- Em comparação com a semana anterior, o preço médio da manteiga na UE aumentou 1,4% (€ 454/100 kg); 2% em relação ao nível do ano passado.
- Ligeiro aumento no preço spot do leite na Itália na semana passada (€ 0,43/kg). O preço spot do leite na Holanda caiu 2,9% e ficou em € 0,34/kg.
- A captação de leite cru na UE diminuiu 0,9% em novembro de 2018
- O crescimento acumulado de janeiro a novembro, no entanto, foi positivo (+1%).
- A menor disponibilidade de leite em novembro na UE se traduziu na redução de 5,1% na produção do leite em pó integral, e de 1,9% no leite em pó desnatado.
- A produção de leite da Austrália em novembro de 2018 (quinto mês da temporada 2018/19) caiu 7,8% em comparação com novembro de 2017 (-4,8% no acumulado de julho a novembro).
- A produção de leite nos Estados Unidos aumentou 0,6% em novembro de 2018, o que significa aumento acumulado de 1% em 2018. (Agrodigital – Tradução livre: www.terraviva.com.br)

Preços/Uruguai

O preço do leite pago aos produtores fechou 2018 com média mensal levemente superior ao ano anterior em pesos, mas, com variação negativa em dólares. O Instituto Nacional de la Leche (Inale) publicou o valor médio ponderado, 9,86 pesos por litro, 1% maior do que os 9,72 pesos de 2017. Em dezembro o preço médio foi de 9,43 pesos por litro, teve aumento marginal em relação aos 9,41 pesos por litro do mês anterior, e também ligeiramente acima dos 9,40 pesos por litro pagos em dezembro de 2017. Em dólares o preço médio mensal de 2018 foi de US$ 0,32/litro, 5% menor do que a média do ano anterior que foi de US$ 0,34/litro. E em dezembro o preço do litro foi o menor dos últimos três anos para esse mês, com a média de US$ 0,29/litro. (Blasina y Asociados – Tradução livre: www.terraviva.com.br)

Produção/Chile