09/01/2019

Porto Alegre, 09 de janeiro de 2019                                              Ano 13 - N° 2.894

Queijo em pequenas quantidades

Um estudo publicado no Jornal de Nutrição Europeia indica que os benefícios dos diversos nutrientes presentes no queijo superam os malefícios. Nutrientes como aminoácidos, cálcio e probióticos seriam mais importantes ao corpo humano que as quantidades de gordura e sódio que põem alerta sobre o alimento. Para chegar a esta conclusão, pesquisadores chineses e holandeses fizeram uma revisão de vários estudos de diversos países. Eles descobriram que pequenas quantidades de queijo podem diminuir o risco de AVC em 14% e doenças cardíacas em 10%. Segundo os pesquisadores, a quantidade recomendada é de 40 gramas diárias. Quem come mais do que isso sofrem os efeitos inversos da pesquisa e têm mais chances de sofrer de doenças do coração. (Fonte: Metro)

*% valores diário com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades. Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco)

Classes mais baixas puxam retomada do consumo de itens básicos, aponta pesquisa

Após a retração do consumo que impactou os seis primeiros meses do ano passado, um leve impacto positivo foi detectado pelo Consumer Insights, estudo da Kantar Worldpanel que analisa o terceiro trimestre de 2018. A retomada ocorre por meio do volume médio por visita na cesta de FMCG (Fast Moving Consuming Goods), os bens de Rápido Consumo ou itens básicos. E os responsáveis pelo impacto positivo foram as classes C e DE. As regiões Leste + Interior do Rio de Janeiro e Nordeste foram as que mais contribuíram.

A análise aponta também que o atacarejo segue como o queridinho dos consumidores, sendo o principal canal para a compra dos FMCG. No entanto, varejo tradicional e porta a porta continuam perdendo espaço. Em relação às cestas, perecíveis – notadamente leite fermentado - e mercearia doce se destacam.

Ainda segundo a Kantar Worldpanel, em alimentos categorias mais sofisticadas crescem, trazendo praticidade, valor agregado e também uma alimentação mais prazerosa. A questão tem desempenhado papel importante na hora de decisão de compra - 27% de importância das ocasiões de consumo são por prazer.

Além do leite fermentado, leite em pó, batata congelada, pão industrializado, massa fresca e azeite estão entre os itens que seguem na lista do supermercado pelo prazer que trazem para a alimentação do lar. Enquanto isso, fora de casa, os indivíduos buscam principalmente por sabor (50% das ocasiões de consumo fora do lar são por sabor). (As informações são da Kantar Wordpanel)

USDA prorroga prazo para agricultores solicitarem ajuda do governo

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vai prorrogar o prazo para que agricultores prejudicados por disputas comerciais solicitem pagamentos do governo. O prazo final para inscrição no programa de ajuda era 15 de janeiro, mas a paralisação do governo federal impediu que muitos produtores rurais se inscrevessem.

“Vamos prorrogar o prazo de inscrição pelo número de dias úteis que a Agência de Serviços Agrícolas permanecer fechada, assim que a paralisação terminar”, disse o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue. “Produtores que já se inscreveram e certificaram sua produção de 2018 continuam recebendo os pagamentos.”

Os pagamentos diretos a agricultores afetados por disputas comerciais vão totalizar US$ 9,6 bilhões, dos quais US$ 7,3 bilhões serão destinados a produtores de soja. (As informações são do Dow Jones Newswires, publicadas no jornal O Estado de S. Paulo)

Benefícios tributários

O Estado de Santa Catarina revogou recentemente, mais precisamente no final do ano passado, uma série de benefícios tributários no âmbito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de segmentos da economia, incluindo a produção de alimentos. Nesse cenário, o Decreto 1.867/2018 foi assinado no dia 28 de dezembro do ano de 2018.

Sendo assim, a partir desse decreto, será implantado um aumento desse imposto, tanto em produtos que compõem a cesta básica, como pão, arroz e feijão e outros alimentos como queijos, maionese e achocolatados, entre outros. Além disso, o Estado reinstituiu a exigência cumulativa de 20% de exportação e saldo credor acumulado para empresas que detentoras do benefício descrito no art. 9° do Decreto 105/2007 (Programa Pró-Emprego).

O terceiro ato promovido pelo governo do Estado de Santa Catarina foi revogar o benefício que permitia à indústria catarinense adquirir sem ICMS alguns produtos. Dentre eles estão sucatas de metal, fragmentos, aparas de papel, papelão, cartolina, plástico, tecido e resíduos de qualquer natureza provenientes de fornecedores de dentro do próprio estado.

Dentre as reduções da base de cálculo, além da cesta básica de alimentos e da carne bovina e bufalina, também se enquadraram no decreto tijolo, telha, leite em pó, telemarketing e gás GLP. No setor da indústria, foi diferido o ICMS em sucatas de metais, fragmentos, cacos, aparas de papel, papelão, cartolina, plástico, tecido e resíduos de qualquer natureza, artigos têxteis, de vestuário, de artefatos de couro e seus acessórios. (Agrolink)

Temperatura animal
Depois do projeto para incentivar denúncias de maus-tratos a animais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS lança outra iniciativa, com foco nos cuidados que as altas temperaturas exigem em relação ao bem-estar dos bichos - desde os de estimação até os de rebanhos comerciais (veja ao lado). Entre as dicas da campanha batizada de Temperatura Animal, estão pontos comuns, como oferta constante de água fresca, e outros específicos de cada espécie. Mais informações podem ser obtidas CLICANDO AQUI. (Zero Hora)