Pular para o conteúdo

18/10/2018

 

Porto Alegre, 18 de outubro de 2018                                              Ano 12 - N° 2.842

Conseleite SC 

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 18 de outubro de 2018 na cidade de Joaçaba, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os preços de referência da matéria-prima leite, realizado no mês de Setembro de 2018 e a projeção dos preços de referência para o mês de Outubro de 2018. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina. (Conseleite SC) 

 
 
 

Uruguai investe em novas tecnologias na produção leiteira

Na quarta-feira passada (10), foi inaugurado na cidade de Paysandú um novo projeto de última geração na Rede Setorial Tecnológica (RTS) por meio de um investimento de cerca de US$ 700 mil que aposta em uma cadeia leiteira de futuro no Uruguai. Com grande participação do público, a RTS inaugurou sua plataforma de pesquisa na unidade de laticínios da Estação Experimental Mário A. Cassinoni, da Faculdade de Agronomia.

A Rede Setorial de Inovação cumpre o objetivo de fornecer respostas sólidas, baseadas em informações científicas geradas nos sistemas de produção e estações experimentais, trabalhando em conjunto com profissionais, produtores e instituições públicas e privadas envolvidas na rede. A proposta implica em uma interação associativa de atores do setor para realizar conjuntamente funções em pesquisa, desenvolvimento e comunicação.

Este projeto, além de ser um importante investimento econômico público/privado do país, constitui um esforço humano que se comunica com valores muito típicos do setor leiteiro: intenso trabalho, solidariedade, generosidade, trocas, questionamentos, debates, acordos, entre outros. 

Por que uma RTS?
A RTS é um acordo entre UdelaR, Conaprole, INALE, CRI, INIA, LATU e ANII para fortalecer a pesquisa, a inovação, o desenvolvimento e a formação de capital humano em na cadeia láctea uruguaia. O acordo inicial baseou-se em um projeto chamado "Sistemas de produção de leite competitivos, simples e sustentáveis: o desafio da leiteria uruguaia" (outubro de 2015 a setembro de 2019).

O processo de intensificação da produção de laticínios uruguaia nos últimos 10 anos resultou em sistemas leiteiros com maiores níveis de produtividade, com aumento de carga animal e produção individual, melhores resultados econômicos, custos mais altos, maiores exigências de investimento, níveis aumento da complexidade (maior demanda de capital humano) e maior pressão sobre os recursos naturais. Além disso, os sistemas que estão na fronteira produtiva não têm respostas claras do ponto de vista tecnológico.

A Rede Setorial de Inovação está em conformidade com o objetivo de fornecer respostas sólidas, baseadas em informações científicas provenientes de informações nacionais e regionais, dos sistemas de produção e das estações experimentais, trabalhando em conjunto com os profissionais que oferecem serviços em nível comercial, os produtores que controlam suas fazendas leiteiras e as instituições públicas e privadas envolvidas na RTS. A proposta implica uma mudança metodológica de interação associativa de atores do setor para realizar funções em pesquisa e extensão em conjunto.

Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Escala Comercial na EEMAC
Exemplo > para estimar o impacto do ambiente, construiu-se um estábulo para o grupo controle que será usado para visualizar diferentes estratégias de manejo que estão sendo realizadas no país e outras alternativas tecnológicas de baixo custo.

Os cochos estão disponíveis com sensores que permitem determinar o consumo individual das 64 vacas. Uma nova fazenda leiteira com equipamentos de ordenha de última geração foi construída com registro automático dos eventos mais importantes e que estão associados ao processo. Essas pesquisas são importantes porque contribuem para que o país responda aos desafios de crescimento e competitividade no setor lácteo. (As informações são do Tardáguila Agromercados, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint)

Secretário Geral da ISO destaca o papel das normas internacionais de segurança alimentar

WDS 2018 - A Federação Internacional do Leite (FIL) desempenhou um papel fundamental na promoção de padrões ISO entre seus membros em todo o mundo e contribuiu para a formulação de normas e diretrizes internacionais para o setor lácteo. O Secretário Geral da Organização Internacional de Normatização (ISO), Sergio Mujica, disse isso em mensagem gravada em vídeo para a Conferência de Segurança Alimentar da IDF World Dairy Summit 2018 (WDS-2018) em Daejeon na Coreia do Sul, realizada em 17 de outubro de 2018.

"Essa forte colaboração entre a FIL e a ISO continua através do desenvolvimento conjunto de padrões para métodos de análise e amostragem de produtos lácteos, que reúnem conhecimento e padrões em laticínios para aperfeiçoamento de conformidades em segurança e qualidade de alimentos", disse Mujica. 

"Esta conferência internacional é uma plataforma útil para reunir especialistas e participantes globais do setor lácteo para fortalecer a colaboração em segurança, sanidade e sustentabilidade de alimentos com padrões internacionais. O compartilhamento de experiências e ideias inovadores pode trazer um bem maior para a comunidade no mundo todo".

A eficiência no uso circular de recursos pode levar ao desperdício zero
A mudança de paradigma que está ocorrendo no século XXI sai da eficiência linear de produção em direção à eficiência circular no uso de recursos, o que pode levar à meta de desperdício zero, disse o Dr. Martin Scholten da Universidade de Wageningen da Holanda. Ele explicou que isso envolve a otimização no uso eficiente de recursos do sistema agroalimentar, onde a biomassa, incluindo resíduos agrícolas, resíduos alimentares, e estercos sejam usados como fertilizantes orgânicos para produzir cultivos de alimentos.

O recurso circular ajuda na sustentabilidade do planeta, dos lucros, e das pessoas, afirmou Dr. Scholten, quando falava sobre O Futuro do Leite: Desafios e Perspectivas, dentro da programação do dia 16 de outubro do WDS-2018 em Daejeon.

"Os alimentos circulares respeitam o clima ao usar com inteligência os recursos para cultivar a terra, sem produzir com a utilização de uma ração específica, melhor usa das terras agrícolas, redução das emissões agrícolas, uso inteligente de adubo, adubação orgânica de base biológica e mais sequestros de carbono", disse Dr. Scholten.

Leite na Escola sustenta saúde, educação, e o futuro das crianças
Os programas Leite nas Escolas fornecem às crianças do mundo nutrientes chaves que irão ajuda-las a crescer e desenvolver de forma saudável. Além disso incentivam a formação de bons hábitos alimentares que permanecerão por toda a vida, disse a presidente da FIL, Judith Bryans, ao fazer a palestra sobre Contribuição do Leite nas Escolas para a Nutrição Infantil Mundial, no segundo dia da WDS-2018.

"Se você não está com a sua fome saciada, com alimentos saudáveis e nutritivos, é difícil se concentrar na educação, e aproveitar ao máximo da escola. Devemos garantir que as crianças estejam bem nutridas. Todas as crianças do mundo, sejam elas ricas ou pobres, merecem ter acesso a comida suficiente para não passarem fome. Eles também merecem ter alimentos que sejam nutritivos, culturalmente aceitáveis e acessíveis", declarou Bryans.  

"O leite fornece às crianças uma série de nutrientes, incluindo cálcio, proteína de boa qualidade, uma variedade de vitaminas e sais minerais necessários para o crescimento. Devemos também reconhecer que os nutrientes do leite vêm como um pacote conhecido como matriz do leite. Essa matriz funciona como uma orquestra sinfônica de nutrientes. Possuem um elevado grau de sinergia para proporcionar benefícios à saúde", afirmou Bryans. Salientou ainda que os produtos lácteos feitos a partir do leite, como iogurte e queijo, são veículos importantes de suprimento nutricional às crianças. Para entender melhor o status dos programas Leite na Escola em todo o mundo, o Comitê Permanente de Nutrição e Saúde da FIL/IDF vai realizar uma nova pesquisa em 2018/19 cujos resultados serão apresentados na WDS-2019, em Istambul, na Turquia.

A Drª Bryans disse que o programa Leite na Escola tem um impacto sobre os agricultores no alívio à pobreza e sustentabilidade. Também é um apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao reduzir a pobreza, promover saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho digno e crescimento econômico.

O representante da Organização de Promoção da Produção de Leite, Narongrit Wongsuwan, da Tailândia compartilhou dados sobre os esforços que o governo de seu país está fazendo para melhorar a qualidade do leite para beneficiar o programa Leite na Escolas. Rafael Fabrega, da Tetra Laval Food for Development, disse que a nova pesquisa sobre Leite na Escola fornecerá dados úteis para justificar o financiamento continuado de governos na manutenção desses programas que são benéficos para as crianças. (FIL/IDF - Tradução livre: www.terraviva.com.br)

Novas normas para o comércio
Um conjunto de normas assinadas ontem pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, vai facilitar o comércio agropecuário no Mercosul. Uma das medidas dispensa o Certificado Fitossanitário para importações em Áreas de Controle Integrado (ACI), o que deve, segundo o ministério, desburocratizar a fiscalização e agilizar o fluxo de cargas em fronteiras como Foz do Iguaçu e Santa Helena, no Paraná; Uruguaiana e São Borja, no Rio Grande do Sul; e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. (Correio do Povo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *