16/10/2018

Porto Alegre, 16 de outubro de 2018                                              Ano 12 - N° 2.840

Fundesa aumenta indenização aos produtores de leite em 9,82%

Foto: Leticia Szczesny

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) anunciou o reajuste na tabela de indenizações aos produtores de leite em 9,82%. O aumento passará a valer para os animais positivos para tuberculose ou brucelose protocolados a partir da última segunda-feira (15/10).  A nova tabela será aplicada sobre todas as faixas etárias com valores diferenciados de acordo com a idade dos animais.

De acordo com o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat), Darlan Palharini, as novas indenizações devem incentivar criadores a realizar os testes nos rebanhos. Para ele, o controle das zoonoses no Estado é um importante passo para a produção continuar crescendo no mercado interno e externo.

Na ocasião, o Fundesa divulgou o montante das indenizações pagas aos produtores no terceiro trimestre de 2018, no valor de R$ 713.863,02. A gerente administrativa do Sindilat, Julia Bastiani, acompanhou a reunião realizada na sede do Fundesa, em Porto Alegre. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

GDT

O Índice GDT de hoje manteve a trajetória de queda iniciada em maio, e acumula queda de 7,65% em relação ao índice do início de 2018, e de 10,49% em relação ao mesmo período de 2017. A manteiga apresenta a maior desvalorização em relação ao ano passado, -29,52%, e de 5,73 em relação a janeiro de 2018. Mesmo assim, ainda tem uma cotação 5,73% maior que a registrada em setembro de 2016.

O leite em pó desnatado é o produto que apresentou a melhor recuperação tanto em relação ao início do ano (16,36%), como em relação a setembro de 2017 (4,33%). O leite em pó integral, o produto mais negociado na plataforma, perdeu 5,44% em relação ao início do ano, e de -10,14% quando comparado com outubro de 2017. (GDT/Terra Viva)

Conseleite PR

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 16 de Outubro de 2018 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Setembro de 2018 e a projeção dos valores de referência para o mês de Outubro de 2018, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada "Leite Padrão", se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana. (Conseleite Paraná)

UE: futuros de lácteos atingem volume recorde
Quase 20 mil toneladas de leite em pó desnatado, manteiga e soro de leite foram negociadas na Bolsa Europeia de Energia (EEX) em setembro, o maior volume de produtos já registrado. Isso proporcionou um impulso de liquidez necessário para o mercado depois que o verão quente despertou preocupações sobre os volumes de produção. O futuro do leite em pó desnatado foi lançado na EEX em 2010, mas o mercado tem sido estrangulado desde então por falta de liquidez no setor de derivativos. Agora, as empresas do setor de lácteos, incluindo cooperativas tradicionalmente conservadoras, estão se tornando mais ativas à medida que buscam se proteger contra a flutuação dos preços. A volatilidade tem sido uma característica consistente do setor de laticínios desde meados dos anos 2000, quando a UE começou a reduzir seu limite de intervenção, onde comprava produtos em um determinado nível para estabilizar os preços. O mercado recebeu um impulso em 2015, quando Bruxelas decidiu abolir o sistema de cotas, o que significou que os volumes de produção de produtos lácteos da UE deixariam de ser limitados. No entanto, a baixa liquidez nos mercados de derivativos da UE dificultou a proteção dos compradores e vendedores nos últimos anos, o que impediu a estabilização do mercado. Graças ao influxo de capital do aumento dos volumes de negociação, os principais processadores agora podem usar futuros para mitigar as flutuações de preços. Esta mitigação será particularmente importante à medida que o Brexit se aproxima. Espera-se que a saída do Reino Unido da UE tenha um impacto significativo nos setores leiteiro do Reino Unido e da Irlanda. (As informações são do portal European CEO, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint)