Pular para o conteúdo

16/08/2018

Porto Alegre, 16 de agosto de 2018                                              Ano 12 - N° 2.801

Conseleite SC 

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 16 de Agosto de 2018 na cidade de Joaçaba, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os preços de referência da matéria-prima leite, realizado no mês de Julho de 2018 e a projeção dos preços de referência para o mês de Agosto de 2018. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina. (Faesc)

 
 

Anuário do Leite 2018 é lançado na Agroleite

Anuário do Leite - Ontem foi lançado em Castro-PR, durante a Agroleite, o Anuário Leite 2018. A publicação é oriunda da parceria entre a Embrapa Gado de Leite e a Texto Comunicação Coorporativa e conta com coordenação técnica da pesquisadora Rosângela Zoccal e do jornalista Nelson Renteiro, um dos mais influentes profissionais de imprensa do setor leiteiro no Brasil.

O anuário possui 40 artigos, com diferentes enfoques. Entre os autores estão pesquisadores, jornalistas e técnicos do setor. Segundo Rentero, a publicação é pontual e inédita. "Buscamos associar indicadores e análises que ajudem a compor o perfil da pecuária leiteira, considerada uma das mais complexas atividades do agronegócio", afirma.

Alguns artigos e reportagens contidos no anuário trazem informações sobre aspectos econômicos do setor, avaliando custos, margens e preços nos últimos meses. No cenário mundial, a publicação apresenta indicadores de várias partes do mundo. Outros artigos abordam as novidades da pesquisa agropecuária em bovinocultura de leite.

O Anuário traz ainda duas entrevistas exclusivas, com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, e com o presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Eles falam sobre o atual momento da cadeia produtiva do leite no país.

O lançamento do Anuário ocorreu num dos maiores eventos do setor na América Latina, realizado no município de maior expressão nacional em produção de leite. Castro é a cidade com a maior produtividade leiteira do país. São 7.478 litros/vaca/ano. Número muito superior à média brasileira (1.709 litros) e de países especializados como Argentina, Uruguai ou Nova Zelândia.

Além da versão imprensa, a publicação está disponível em versão digital, no site da Embrapa Gado de Leite. Para ter acesso ao Anuário Leite 2018, clique aqui. (Embrapa)

 

Fazendas inteligentes alimentadas por TIC para impulsionar a produção de leite

Fazendas Inteligentes - A aplicação da tecnologia de informação e comunicação (TIC) transformou as fazendas tradicionais em fazendas inteligentes, impulsionando o setor lácteo. A Internet of Things (IoT), o uso de dados e a robótica estão melhorando a eficiência e a produtividade no gerenciamento de fazendas.

Especialistas globais em tecnologias agrícolas inteligentes compartilharão seus conhecimentos no World Dairy Summit da FIL/IDF em Daejeon, Coreia do Sul, de 15 a 19 de outubro de 2018.
O Dr. Hen Honig da 'Organização de Pesquisa Agrícola', no Volcani Centre, em Israel, discutirá a utilidade dos biossensores em fazendas leiteiras em uma sessão especial sobre TIC Inteligente em Fazendas de leite em 17 de outubro.

"Os biossensores são úteis em todos os aspectos dos laticínios, incluindo o monitoramento das condições fisiológicas e sua saúde geral", disse o Dr. Honig. "Existem muitos tipos de biossensores disponíveis no mercado hoje, com perspectivas interessantes de crescimento no futuro".

O Sr. Timo Joosten da 'Leyly International', na França, discutirá o uso da robótica em fazendas de leite para sistemas automáticos de ordenha e alimentação. A IoT e a computação em nuvem, que foram integradas à agricultura inteligente, beneficiam os produtores de leite japoneses. Soichio Honda, da 'Farm Note', do Japão, vai se concentrar na integração de TICs para avançar nos processos de automação e controle. O uso de Big Data para saúde e bem-estar animal será abordado pela Sra. Marion Carrier, da 'CybeleTech', na França, com o Dr. Luis Tedeschi, da 'Texas A & M University', dos EUA, falando sobre modelagem e agricultura de precisão.

"À medida que a integração entre agricultura de precisão e modelagem computacional se torna realidade, a lucratividade máxima de uma fazenda de gado leiteiro é alcançada, otimizando o desempenho individual das vacas leiteiras ao ponto de que o bem-estar animal e a produtividade sejam incorporados aos sistemas de apoio à tomada de decisões", disse Tedeschi.

A Dra. Laurence Shalloo da 'Teagasc', na Irlanda, ressalta a importância da integração de dados em tecnologias de precisão, na agricultura, para aumentar a eficiência, a qualidade do produto e a redução do impacto ambiental.

"As tecnologias de precisão orientadas por soluções podem oferecer benefícios reais em lucratividade, sustentabilidade e resiliência por meio do fornecimento de soluções de gerenciamento informadas em tempo real para o produtor", afirmou Shalloo. A Diretora-Geral da FIL/IDF, Caroline Emond, disse que há muito a ser aprendido na pecuária inteligente, que impulsionará o crescimento dos negócios para o futuro em um ambiente comercial competitivo global.

"As tecnologias agrícolas inteligentes podem dar às fazendas de leite uma vantagem comparativa ao maximizar a produção por meio de monitoramento e adaptação", disse Emond.

Clique aqui para baixar o programa em português do World Dairy Summit 2018 da FIL/IDF.
Para mais detalhes sobre o evento, acesse https://filbrasil.org.br/eventos/world-dairy-summit-2018/. (FIL/IDF - Tradução livre: www.terraviva.com.br) 

 

Alta nos preços do iogurte natural no atacado

A baixa demanda na primeira quinzena de agosto impôs pressão de baixa no mercado de lácteos. A exceção ficou por conta do iogurte natural que teve valorização nesse período.

Segundo o levantamento da Scot Consultoria, no atacado, na primeira quinzena de agosto o iogurte natural subiu 2,2% frente a quinzena anterior. O retorno às aulas escolares colabora com este aumento. (SCOT CONSULTORIA)

Leite: ordenha robotizada aumenta em até 15% a produção por animal
Ordenha - A ordenha robotizada registra aumentos de até 15% na produção de leite por animal. De acordo com o gerente nacional de vendas da Lely América Latina, João Vicente Pedreira, é necessário um investimento de cerca de R$ 700 mil para adquirir uma máquina que realiza essa função. Vídeo (Canal Rural)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *