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15/08/2018

Porto Alegre, 15 de agosto de 2018                                              Ano 12 - N° 2.800

Solo de qualidade auxilia na engorda do rebanho e na produção do leite

Solo de qualidade - Pastagens nutridas com cálcio e enxofre podem representar ganho de peso e massa seca, resultando em até dois litros de leite a mais na produção. O investimento em uma pastagem de qualidade tende a garantir a rentabilidade da pecuária, mesmo em momentos de aperto econômico.  Seja na engorda do rebanho ou na qualidade do leite, uma boa estratégia pode iniciar já nas características nutricionais que contém o solo onde a atividade agrícola é desenvolvida.

De acordo com o agrônomo e especialista em solo, Eduardo Silva e Silva, se o objetivo for criar um gado de boa qualidade, o investimento no solo é estritamente necessário, uma vez que ele vai oferecer a base nutricional da pastagem. "É um processo de transferência, onde a partir de um solo equilibrado o produtor terá uma pastagem mais nutritiva e, por consequência, um reflexo na qualidade e produção do leite e também na engorda dos animais", destaca.

O especialista explica que o segredo está na área explorada pela raiz da planta no solo. Reforça que fertilizantes minerais à base de sulfato de cálcio granulado são fonte de cálcio e enxofre solúveis e auxiliam muito no aumento do tamanho e profundidade da raiz, com consequente aumento da capacidade de absorver água e, assim, melhorar a produtividade. Além disso, sobre as culturas consorciadas aveia mais azevém, típicas pastagens de inverno nos campos gaúchos e catarinenses, Silva e Silva cita um estudo desenvolvido em parceria com a Seeds Pesquisa Agrícola, no qual se verifica um incremento de 42 kg/ha de massa seca e 195 kg/ha de massa fresca, podendo chegar a níveis de 763 kg/ha de massa seca e 7.741 kg/ha de massa fresca.

Essa estratégia foi adotada na propriedade do produtor Júnior Debiase, no município de Quilombo, em Santa Catarina, e já rendeu bons resultados. Debiase atingiu um incremento de 30% na produção de tifton (usada principalmente para pastagens gerenciadas e para feno), após a aplicação de sulfato de cálcio granulado. "Antes de eu usar eu fazia 400 fardos/hectare em média, depois foi para 600 fardos em média. A qualidade da planta ficou bem melhor e a área mais uniforme. Um resultado excelente para quem tem gado leiteiro na propriedade", conta o produtor. 

Outro exemplo de resultados positivos com a adoção de sulfato de cálcio na pastagem vem do Rio Grande do Sul, na região da grande Passo Fundo. "Temos relatos de produtores que aplicaram o sulfato de cálcio granulado na pastagem de inverno, como a aveia, e comprovam o resultado positivo na planta pelo incremento de fitomassa ao sistema e, além disso, o solo fica solto mesmo com o pisoteio dos animais. Outra região que tem colhido os bons resultados no tifton e milho silagem é a de Lajeado, onde a integração lavoura e pecuária é marcante", destaca Silva e Silva, que também é diretor técnico da SulGesso, empresa catarinense líder no fornecimento de sulfato de cálcio. (Mapa)

Piracanjuba é a empresa destaque no segmento de Leite e Derivados no Brasil

Referência no segmento lácteo brasileiro, a Piracanjuba comemora mais um importante reconhecimento. A marca foi eleita como destaque no segmento de Leite e Derivados (segmento Agronegócio), de acordo com o Anuário Melhores & Maiores, da Revista EXAME. O ranking foi divulgado na segunda-feira (13/08), em São Paulo, na Sala São Paulo, em evento que reuniu autoridades, formadores de opiniões e líderes de várias empresas do país.

"Esse reconhecimento só reforça que estamos no caminho certo, lançando tendências, de modo a atender cada vez melhor as necessidades dos nossos consumidores e clientes", comemora o Diretor Comercial da Piracanjuba, Luiz Cláudio Lorenzo.

A Piracanjuba também figurou entre as 1000 Maiores Empresas Por Venda, Melhores no Setor de Bens de Consumo e também entre as 100 Maiores da Região Centro Oeste. "O avanço deve-se aos contínuos investimentos em inovação, tecnologia e expansões fabris, que permitiram à empresa ampliar o volume de vendas e o mix de produtos, que hoje já é comercializado de norte a sul do Brasil", finaliza o Diretor.

Sobre a pesquisa
A 45ª edição do especial Melhores & Maiores da Revista EXAME identificou, em 20 setores da economia, as empresas que obtiveram sucesso na condução de seus negócios e na disputa de mercado com as concorrentes no ano que passou, comparativamente ao exercício anterior.
O critério para essa avaliação é realizado por meio de uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade por empregado. Para chegar à lista final, foram avaliados balanços de 3 mil companhias.

Sobre a Piracanjuba
Com 63 anos de mercado e ocupando a posição de 12ª marca mais presente nos lares de todo o país, a Piracanjuba preza pela qualidade e por oferecer produtos que encantem os consumidores. A história, que começou em 1955, apresenta, ao longo do tempo, marcos importantes, com lançamentos de produtos nutritivos, pioneiros e inovadores. As bebidas lácteas com cereais e os produtos zero lactose para pessoas com intolerância à lactose são alguns dos exemplos e fornecem ainda mais praticidade aos consumidores. Com isso, a marca tem trabalhado para se antecipar às tendências e agradar com qualidade. 

Sobre o Laticínios Bela Vista
O Laticínios Bela Vista possui um portfólio com mais de 130 produtos, distribuídos nas marcas Piracanjuba, Pirakids, LeitBom, Chocobom e Viva Bem. Os itens são comercializados em todas as regiões do Brasil. A empresa reúne cinco Unidades Fabris, localizadas em Bela Vista de Goiás (GO), Dr. Maurício Cardoso (RS), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC) e Sulina (PR). Juntas, as fábricas têm capacidade de processar mais de 5 milhões de litros de leite por dia, mobilizando 2,5 mil colaboradores diretos. A empresa é uma das quatro maiores indústrias de laticínios do Brasil e tem recebido importantes premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais relacionados à marca Piracanjuba, aos produtos e à gestão, fundamentada em valores sólidos, como ética, valorização das pessoas e responsabilidade socioambiental. (Cartão de Visita)

Com join venture, Fonterra entra no mercado lácteo indiano

A Fonterra entrou no mercado indiano de lácteos em parceria com a empresa de bens de consumo Future Consumer Ltd, também indiana, para criar uma nova joint venture no país. Chamada de Fonterra Future Dairy Partners, a joint venture produzirá uma série de produtos lácteos para os setores de consumo e serviços de alimentação, que atenderão à crescente demanda por produtos lácteos dos consumidores indianos. De acordo com o comunicado divulgado pela Fonterra, a parceria foi estabelecida para atender às necessidades dos jovens consumidores indianos, que desejam consumir produtos lácteos nutritivos e de alta qualidade. A Future Consumer faz parte do Future Group, que opera mais de 2.000 pontos de venda modernos e 5.000 pontos de distribuição públicos em toda a Índia, e o Future Consumer pretende lançar 1.100 lojas de varejo este ano.

Segundo Lukas Paravicini, diretor de operações, consumo global e serviço de alimentação da Fonterra, a parceria permitirá à empresa preparar as bases e aproveitar ao máximo a experiência de entrarem no maior e mais rápido mercado de lácteos do mundo. "Nos próximos sete anos, a demanda dos consumidores por lácteos na Índia deve aumentar em 82 bilhões de litros - sete vezes o crescimento previsto para a China. A parceria será impulsionada pelo crescimento por meio da lucratividade. Os estágios iniciais da parceria se concentrarão no desenvolvimento de produtos e no marketing, com o investimento de capital correto feito durante esse período. Os primeiros produtos de consumo serão lançados em meados de 2019, usando leite local e lácteos da Nova Zelândia. Também usaremos esse tempo para nos instalarmos na infraestrutura da parceria, aprender sobre o mercado e priorizar geografias."

"O consumo de leite e outros produtos lácteos na Índia está aumentando e continuará recebendo forte demanda", acrescentou Kishore Biyani, diretor executivo do grupo Future Group. "Com a Fonterra, a Future Consumer aprimorará seu portfólio de alimentos e FMCG (sigla do Inglês Fast-moving consumer goods - ou bens de grande consumo), oferecendo uma variedade de produtos lácteos com alta demanda e consumidos diariamente". 

Ashni Biyani, diretor-gerente da Future Consumer, concluiu: "Como uma empresa que representa o FMCG 2.0, a Future Consumer está comprometida em fornecer não apenas os melhores, mas também os mais recentes alimentos e outros produtos consumidos diariamente. Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a Fonterra, que lidera globalmente a indústria de lácteos em qualidade e inovação. Por meio dessa parceria, poderemos alcançar nossos clientes diariamente com produtos lácteos de qualidade". (As informações são do portal FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint)


EUA: planta de queijo e soro de leite será construída em Michigan
A Glanbia Nutritionals, a Dairy Farmers of America (DFA) e a Select Milk Producers revelaram planos para criar uma nova unidade de produção de queijo e soro de leite no valor de US$ 470 milhões nos EUA. Localizado em St. Johns, Michigan, o local processará 3,63 milhões de quilos de leite por dia em uma variedade de produtos de queijo e soro para os mercados dos EUA e internacional, empregando aproximadamente 250 funcionários na produção. As três empresas também anunciaram que foi alcançado um acordo com a Proliant Dairy Ingredients, para processar o permeado de soro do leite. A Proliant investirá US$ 85 milhões em uma instalação adjacente, criando até 38 empregos. Os parceiros acrescentaram que a planta em St. Johns atende aos principais critérios de seleção em termos de localização estratégica em relação à oferta de leite, fortes conexões de transporte, um ambiente de negócios positivo e disponibilidade de mão de obra. A Glanbia, a DFA e a Select colaboraram com as autoridades estaduais para tratar de questões como custo, infraestrutura e planejamento, a fim de finalizar a decisão. De acordo com o CEO da Glanbia Nutritionals, Brian Phelan, a finalização do local ideal é um passo crítico na jornada para entregar uma nova e ultramoderna fábrica de laticínios em Michigan. "Queremos agradecer às autoridades estaduais e municipais por seu apoio contínuo à medida que avançamos para iniciar a construção o mais rápido possível". "A construção desta fábrica em St. Johns não apenas atenderá a uma necessidade crescente da indústria por capacidade de fabricação de Michigan, mas também agregará valor e apoiará nossas famílias de fazendas locais nesta área", acrescentou o diretor financeiro da DFA, Greg Wickham. Espera-se que a instalação seja finalizada no quarto trimestre de 2020. Vale destacar que no ano passado, a DFA inaugurou uma nova fábrica de ingredientes lácteos localizada no Kansas, com o objetivo de atender a demanda por seus produtos nos EUA e no mundo. (As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint)

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