Pular para o conteúdo

21/09/2017

 

Porto Alegre, 21 de setembro  de 2017                                              Ano 11- N° 2.588

 

   Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 21 de Setembro de 2017 na cidade de Joaçaba, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os preços de referência da matéria-prima leite, realizado no mês de Agosto de 2017 e a projeção dos preços de referência para o mês de Setembro de 2017. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina. (Faesc)

 
Declaração de Roterdã

A DairyNZ, a Associação das Indústrias de Laticínios da Nova Zelândia (DCANZ) e o Ministro da Indústria, endossaram a Declaração dos Lácteos de Roterdão. A Declaração foi estabelecida no encontro da Cúpula Mundial de Láteos realizada em Roterdã no mês de outubro de 2016. 

A declaração - da qual são signatários da Federação Internacional de Lácteos (IDF) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) - sinaliza para o compromisso de alimentar o mundo com produtos seguros e sustentáveis, e melhorar a sustentabilidade.

Apoio do setor lácteo
Kimberly Crewther, diretora executiva da DCNAZ, disse que endossar a declaração é um sinal do forte apoio à Agenda de Sustentabilidade 2030 das Nações Unidas e reconhecer o importante papel do setor lácteos em contribuir para os esforços globais no desenvolvimento sustentável. "Nos sentimos honrados em trabalhar com os membros da IDF e FAO para atingir os resultados propostos pela Declaração a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", disse Crewther. A Declaração destaca áreas nas quais o setor lácteo pode contribuir para alcançar os Objetivos de Um Desenvolvimento Sustentável nos aspectos econômico, social, ambiental e saúde. O representante do Ministério da Indústria, Martyn Dunne observou que a Nova Zelândia está engajada no esforço coletivo global para promover a eficiência no uso dos recursos naturais, e no combate às mudanças climáticas.

Tim Mackle, diretor executivo da DairyNZ, disse que a declaração reconhece a importante contribuição econômica do setor leiteiro para atingir as metas de desenvolvimento sustentável para os agricultores e toda comunidade mundial. Crewther também parabenizou o foco da declaração no que diz respeito às dimensões sociais e sanitárias dos produtos lácteos, e o papel que desempenham para uma dieta equilibrada, nutritiva e saudável. "Como líder na produção de lácteos nutritivos, seguros e sustentáveis, continuaremos a trabalhar para apoiar o desenvolvimento dos padrões globais, com políticas e práticas baseadas na ciência para aprimorar a segurança alimentar", disse ela. (Dairy Reporter - Tradução Livre: Terra Viva)

Márcio Atalla fala sobre o consumo de lácteos no Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite

O preparador físico Márcio Atalla palestra na abertura oficial do VII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, dia 07 de novembro, em Chapecó - SC. "A importância do consumo de produtos lácteos" será o tema da apresentação do profissional, que é formado em Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento e é pós-graduado em Nutrição, pela USP.

Além disso, Atalla é colunista de vários veículos de comunicação e realiza palestras Brasil afora disseminando a importância da prática regular de esportes e atividade física e uma alimentação balanceada. O evento tem a parceria #BebaMaisLeite

O VII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite será realizado nos dias 07, 08 e 09 de novembro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó -SC. O público do evento técnico é formado por profissionais médicos veterinários, zootecnistas e agrônomos das indústrias e cooperativas da Região Sul. O Núcleovet - Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas organiza o SBSBL.

A programação científica do SBSBL reunirá grandes especialistas da área para tratar de temas como gestão financeira e de recursos humanos na qualidade do leite, melhoramento genético e nutrição em rebanhos leiteiros. O evento discutirá ainda prevenção de doenças que afetam a qualidade do leite e os custos da propriedade, como a mastite. Na abertura oficial, dia 07 de novembro, Marcio Atalla apresentará palestra sobre a importância do consumo de produtos lácteos.

Paralelo à programação científica, será realizada a Milk Fair, uma feira focada em sanidade, nutrição, manejo e tecnologias para bovinocultura leiteira. As principais empresas do setor estão confirmadas como expositoras. (O Presente Rural)

Consumo/AR 

Poderão ser comprados até 600 milhões de litros por ano para oferecer um copo de leite nas escolas. É uma iniciativa de De Angeli com a anuência da Agroindústria e Desenvolvimento Social. Um copo de leite para reduzir os efeitos da crise. Essa é a ideia que está sendo analisada pelo governo da Argentina para ajudar os pequenos e médios produtores do país, e garantir o consumo de um produto essencial a milhões de crianças em idade escolar. Existem várias propostas, mas o projeto mais concreto é o do senador Alfredo De Angeli (PRO) e, segundo seus assessores, tem o aval do Ministério da Agroindústria, ocupado por Ricardo Buryaile, e da ministra do Desenvolvimento Social, Carolina Stanley. 

Atualmente, está na fase de avaliação de custos com as distintas áreas envolvidas no assunto. Na Subsecretaria de Lácteos já dão como um tema certo para a agenda 2018. Estima-se que a compra a pequenos e médios produtores significaria 6% da produção total. Tomando por base as estatísticas de 2016 (um dos anos de menor produção, menos de 10 bilhões de litros), a medida absorveria 600 milhões de litros de leite. O projeto, no entanto, não foi apresentado oficialmente. "De Angeli quer que seja viável antes de leva-lo ao Congresso", assegurou a equipe do Senador, que, como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Pesca recebe as constantes reivindicações dos produtores. Representantes do setor leiteiro já estão informados da iniciativa e deram sua opinião, mas, serão novamente convocados quando o Governo estiver com tudo pronto.

Fontes ligadas a De Angeli confirmaram que já foi feita consulta ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Lino Barañao; à empresa Tetrapak, para o envase de leite longa vida, e a associações de pequenos e médios produtores. "É uma solução para eles, que são os que estão abandonando a atividade", explicaram. (Infortambo - Tradução livre: Terra Viva)

 
 
Curitiba-PR recebe o VII Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite

A cidade de Curitiba-PR será novamente o palco do Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite - CBQL. O objetivo do CBQL é promover a pesquisa e a educação relacionadas à qualidade do leite e seus derivados, disponibilizando informações para a cadeia produtiva, no sentido de assegurar a prevenção e o controle da mastite nos rebanhos, proporcionar alimentos seguros e de boa qualidade para a população e respeitar o meio ambiente. Confira a programação do evento deste ano.


Fonte: https://congresso.cbql.com.br/ 
 
O Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, que está em sua sétima edição, será realizado nos dias 28 e 29 de setembro no Centro de Eventos do Sistema FIEP, sob a coordenação da diretoria executiva do CBQL, em parceria com empresas inseridas no negócio de leite.

O evento discutirá temas relevantes à cadeia produtiva do leite, além de debater novas proposições buscando sempre a melhoria da qualidade do leite no Brasil e, ao mesmo tempo, um espaço para a apresentação dos avanços obtidos pela comunidade científica que trabalha na área. Faça sua inscrição pelo site: www.congresso.cbql.com.br . (Scot Consultoria)

Leite: custo de produção sobe pelo segundo mês consecutivo
O índice de custo de produção da Scot Consultoria para a atividade leiteira teve alta de 0,8% em setembro, em relação a agosto deste ano. Este foi o segundo mês consecutivo de aumento nos custos. A alta nas cotações dos concentrados, com destaque para o milho, foi o principal motivo deste movimento. A expectativa é que no curto prazo, as cotações do grão e de outros alimentos concentrados exerçam pressão de alta sobre os custos de produção da atividade. O clima seco e as pastagens em condições ruins colaboram com este cenário, já que aumentou a necessidade de suplementação dos animais. Com as quedas esperadas no preço do leite ao produtor nos próximos pagamentos, a expectativa é de estreitamento da margem para o produtor. Apesar da alta nos dois últimos meses, os custos de produção estão 12,8% abaixo na comparação com setembro do ano passado. (Canal Rural)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *