18/05/2017

Porto Alegre, 18 de maio de 2017.                                               Ano 11- N° 2.502

Sindilat disponibiliza alterações do Riispoa

As atualizações do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), que foram avaliadas e discutidas em reunião no dia 3 de maio, no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura (Mapa), em Porto Alegre (RS), estão disponíveis no site do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat/RS). O documento foi elaborado pelo Mapa e contém alterações determinadas pelo regulamento às indústrias lácteas.

São cerca de 120 novas regras que esclarecem, por exemplo, questões referentes aos produtos regidos pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF). O decreto está dividido em 12 títulos e aborda desde disposições preliminares, no âmbito da aplicação, até as execuções finais e transitórias. As condições gerais dos estabelecimentos de leite e derivados são abordadas no título II, capítulo IV, em que há especificação sobre as normas de infraestrutura, dimensionamento, disposição, higienização e operacionalização de boas práticas de fabricação de produtos. O texto ainda aborda as regras de inspeção, registro de produtos, análises laboratoriais, além de especificar as multas e seus valores, entre outros pontos.

CLIQUE AQUI para acessar o documento do Riispoa. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Teatro infantil movimenta a Fenasul

Com o objetivo de aproximar as crianças da realidade do campo e mostrar a importância dos produtos lácteos para a saúde, será realizado um circuito de peças teatrais durante a Fenasul 2017, uma das maiores feiras do setor lácteo nacional no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A programação é uma realização do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat) em parceria com o Sistema Farsul e Fundesa.

A agenda inclui dois dias de apresentações. Na quinta-feira (25/5), o grupo teatral encenará a peça "Importância dos Lácteos em Contos".  Na sexta-feira (26/5) será a vez da famosa vaca Mimosa voltar a Esteio. Depois do sucesso na Expointer 2016, ela volta para encenar "Mimosa na  Fenasul".  Nessas datas haverá quatro apresentações diárias, sendo duas pela manhã (9h10min e 10h30min) e duas à tarde (14h e 16h). A entrada é franca e são aguardadas excursões e escolas.

Segundo o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, é importante estimular a reflexão entre as crianças de forma lúdica sobre uma alimentação balanceada e nutritiva. "É quando somos pequenos que adquirimos hábitos alimentares saudáveis. A indústria e o setor lácteo têm a responsabilidade de mostrar os benefícios do leite às novas gerações", pontuou.

PUB do Queijo
O Sindilat também participa da Fenasul 2017 com o PUB do Queijo, um projeto inovador de experimentação gastronômica. De 25 a 28 de maio, na Varanda da Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço ofertará mais de 50 tipos de queijos e preparos harmonizados com vinhos, chopps artesanais e sucos naturais. O ingresso custa R$ 35,00 e dá direito a saborear os queijos e quitutes e a uma taça de vinho ou suco. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Entra em vigência o 'Programa Argentino de Qualidade do Leite'

Acaba de entrar em vigência o 'Programa Argentino de Qualidade do Leite', iniciativa público-privada que busca melhorar a competitividade da cadeia e capacitar os produtores de leite e profissionais envolvidos.

O programa contará com um fundo total de 6 milhões de pesos (US$ 385.839) para o desenvolvimento das ações realizadas e se instrumentará através de diferentes convênios que serão fechados com entidades do setor e acadêmicas.

Trata-se de uma iniciativa público-privada, impulsionada pelo Ministério de Agroindústria como parte de uma política do Estado que busca a melhora contínua da qualidade do leite.

As ações que serão realizadas são:

- credenciamento de profissionais veterinários na implementação de planos de qualidade do leite;
- estabelecimento de bem-estar animal e rotina de ordenha;
- evitar perdas econômicas por problemas de qualidade;
- realização de protocolos de tratamento com antibióticos;
- planos de prevenção e controle de mastite.

Além disso, serão realizadas capacitações aos produtores de leite sobre boas práticas de manejo, perdas econômicas por qualidade, manejo da informação e bem-estar animal. Também será criada uma Comissão Técnica, que será encarregada de propor e supervisionar as atividades que se derivem da aplicação do plano atual e da comunicação institucional.

"O Programa Argentino de Qualidade do Leite é a visão de um governo sobre uma Argentina que tem que se projetar ao mundo e oferecer produtos de alta qualidade. É um exemplo mancomunado entre os produtores, a indústria e toda a cadeia", disse o vice-secretário do setor leiteiro, Alejandro Sammartino.

Em 17/05/17 - 1 Peso Argentino = US$ 0,06431
15,5410 Peso Argentino = US$ 1 (Fonte: Oanda.com) (As informações são do Ministério da Agroindústria da Argentina, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

Laticínio chinês de olho em mercados estrangeiros

Yili - A maior indústria de laticínios da China, Inner Mongolia Yili Industrial Group Co Ltd, disse que seus planos para o futuro vai em direção a mercados estrangeiros nos próximos três ou quatro anos. No último ano, a Yili alcançou vendas de 60,6 bilhões de Yuans (US$ 8,78 bilhões), e lucro líquido de 5,67 bilhões de yuan, aumento de 21,8% em relação ao ano passado. No primeiro trimestre de 2017 o lucro líquido já atingiu 1,74 bilhões de yuan. O vice-presidente da Yili, Xu Ke disse que o grupo agora é oitavo no ranking mundial. "Nosso objetivo é ficar entre os cinco maiores do mundo em futuro próximo e atingir vendas anuais de mais de 100 bilhões de yuan", disse Xu, acrescentando que a China ainda tem um singnificativo potencial de crescimento de consumo de leite.

De acordo com a Associação das Indústrias de Laticínios da China, o atual consumo de leite no país é apenas a metade da média mundial, e um terço dos volumes médios da Ásia. Enquanto isso, a Yili está focando no exterior para consolidade sua liderança. O grupo anunciou recentemente que estava pretendo obter o controle total da principal marca de iogurte orgânico dos Estados Unidos, a Stonyfield, que também produz leite e creme, eé atualmente concorrente da francesa Danone. Nos últimos anos, a Yili vem expandindo seus investimentos e países e regiões que estejam relacionados com a iniciativa do "Cinturão e Rota". Em 2014, estabeleceu o maior centro de produção de leite na Nova Zelândia, chamado Yili Group Oceania Dairy Ltd, com um investimento de 3 bilhões de yuan, que produz, atualmente, 47 mil toneladas de fórmulas infantis por ano.

Em março, a gigante da indústria de laticínios apresentou o projeto de expansão da segunda fase em seu centro na Nova Zelândia. Nesta segunda fase a Yili introduzirá a produção de leite UHT, leite em pó e outros produtos. A fábrica está localizada na pequena cidade de Waimate, onde a Yili tem 100 postos de trabalho, tornando-se um dos maiores empregadores da região. Além disso a empresa criou um programa de bolsa de estudos para financiar graduandos da universidade local, particularmente aqueles que estejam dispostos a seguir a carreita na pesquisa de laticínios, bem como os que estiverem dispostos a promoverem a comunicação entre a China e a Nova Zelândia. O presidente da Yili, Pan Gang, disse que a iniciativa "Cinturão e Rota" é um projeto visionários que já superou as expectativas iniciais. "Nossa base também é um exemplo do que pode ser alcançado com a visão, recursos e capital, chineses, a inovação da Nova Zelândia e a liderança mundial na agro-ciência e abundância natural de recursos", disse Pan. Ele disse que ao fazer parceria com os melhores agricultores, pesquisadores, acadêmicos e cientistas da Nova Zelândia, a Yili conseguiria avanços significativos em tecnologia de lácteos e alimentos. "Nós nos comprometemos com a Nova Zelândia no longo prazo, e, mesmo que os benefícios levem anos para se concretizarem, terá valido a pena esperar", acrescentou. (The Dairy Site - Tradução livre: Terra Viva)

Parque pronto para feiras
O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está pronto para receber a 13ª Fenasul e a 40ª Expoleite, no período de 24 a 28 de maio. O subsecretário do Parque, Sérgio Foscarini da Silva, explica que, mesmo que não tenham sido feitas obras desde a última Expointer, a estrutura está em perfeitas condições para receber os expositores. A entrada de animais começa na próxima segunda-feira. Neste ano, a programação conta com mostras de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, festival de queijos, feira de terneiros e vaquilhonas e venda de máquinas. A Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul não vai participar do evento. Segundo a assessoria da entidade, não foi atingido o número mínimo de 50 animais para que o evento pontue para a raça. Entre os bovinos, neste ano, participam 115 animais da raça Holandês. Do dia 26 ao dia 28, também ocorre dentro do parque a Expofeira de Ovinos Coloridos e Ovinos de Carne. O número de inscritos ainda não foi divulgado.(Correio do Povo)