Pular para o conteúdo

Fórum Itinerante do Leite chega a Porto Alegre

Após duas edições no Interior, o Fórum Itinerante do Leite será realizado pela primeira vez em Porto Alegre, tendo como foco o debate da competitividade. O evento ocorre durante o 5º Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios (Avisulat), nesta quinta-feira (24/11), no Centro de Eventos da Fiergs, a partir das 8h45min. Com realização do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat), Conselho Técnico Operacional da Pecuária Leiteira (CTOPL) e Emater, a 3ª edição dá continuidade ao ciclo iniciado em Ijuí, no primeiro semestre deste ano, e que também passou por Santa Maria. O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, acredita que a iniciativa é muito importante para o alinhamento das questões com as indústrias, agricultores e universidade acerca do setor lácteo.

Na oportunidade, a Emater vai apresentar o programa Gestão Sustentável da Propriedade Rural, que busca oferecer assistência técnica na administração das propriedades aos agricultores. Além disso, está previsto o lançado o livro 1º Fórum Estadual do Leite, que teve como pauta a Lei do Leite, sancionada pelo governador José Ivo Sartori, em junho deste ano. As mudanças provocadas pela medida aumentaram o compromisso das indústrias e principalmente dos transportadores de leite sobre a rastreabilidade do produto que chega aos consumidores. Aos produtores, a lei não tem mudança significativa, até porque o mesmo deve cumprir a legislação do Rispoa e a IN 62.

O evento contará ainda com o relato de produtores da realidade das pequenas propriedades rurais, assim como os desafios que enfrentam, além de cases de produtores assistidos. A programação contará com a apresentação do Leitec e de uma mesa redonda com a presença da Emater e do Senar.

Confira a programação completa

3º Fórum Itinerante do Leite - 24/11 (quinta-feira)

8h45min – Abertura
9h – Relato dos Fóruns Itinerantes
9h10min – Lançamento do Livro 1º Fórum Estadual do Leite
9h20min - Apresentação do Programa de Gestão Sustentável da Propriedade Rural – Emater-RS/SDR
10h – Relato de produtores – Como ter sucesso com o leite na pequena propriedade rural
10h40min – Apresentação Leitec – Senar
11h10min – Case de produtores assistidos
11h50min – Mesa redonda: Programa Emater/RS e Senar
12h30min – Encerramento

 
Carolina Jardine
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *