28/03/2016

Porto Alegre, 28 de março de 2016                                                Ano 10- N° 2.233

Indústria quer mais prazo para ajuste de rótulos

O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) irá solicitar à Anvisa e ao Ministério da Agricultura mais prazo para que as indústrias incluam nas embalagens dos lácteos a informação sobre a presença de produtos alergênicos. O pedido, pontuou o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, deve-se ao fato de que as empresas ainda têm muitas embalagens a serem utilizadas em estoque e, pela resolução 26/2015, o novo rótulo passará a ser exigido já em junho deste ano. As informações devem estar agrupadas imediatamente após a lista de ingredientes e com caracteres legíveis, em caixa alta, negrito e cor contrastante com o fundo do rótulo. A deliberação foi obtida em reunião de associados na tarde desta segunda-feira (28/3).

Na ocasião, Guerra ainda falou sobre a ação da Aslore, associação que protege o setor industrial em âmbito federal em relação à logística reversa perante órgãos fiscalizatório. Fundador da Aslore, o Sindilat participa da diretoria da entidade e convida os laticínios a também aderirem. Segundo o dirigente, a vantagem é que a associação desenvolve projetos nacionais de destinação adequada de embalagens que favorecem seus associados e, em um primeiro momento, demonstram sua preocupação com o tema. Além da proteção institucional, a Aslore também pode agir como consultora em ações individuais de empresas que queiram desenvolver seus próprios projetos. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Assembleia aprova balanço contábil

Assembleia Geral Ordinária, realizada na tarde desta segunda-feira (28/3), aprovou o balanço do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) de 2015. A validação veio após parecer positivo emitido pelo Conselho Fiscal da entidade. Na ocasião, o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, propôs a flexibilização do estatuto no que se refere ao limite de gastos do orçamento. Os associados presentes autorizaram a diretoria a extrapolar as despesas em até 20% desde que as demandas refiram-se a contas já previstas e aprovadas. Com isso, evita-se a realização de novas assembleias gerais de forma que a prestação de contas seja realizada nas reuniões mensais de associados.

Referindo-se ao decreto que regulamenta a Lei do Leite, o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, pontuou aos presentes que os pedidos dos associados foram acatados pela Secretaria da Agricultura. Contudo, o assunto das penalizações ainda não foi abordado, mas a expectativa é que fique dentro do que o Sindilat espera. "Mostramos como o mercado funciona, que são poucas as cargas transportadas por fretes das empresas e que a maioria é terceirizada. As coisas estão andando dentro do que pensamos de forma a mostrar que há processos em que a indústria não pode se responsabilizar", frisou Palharini. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 24 de Março de 2016 na cidade de Joaçaba, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os preços de referência da matéria-prima leite, realizado no mês de Fevereiro de 2016 e a projeção dos preços de referência para o mês de Março de 2016. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina. (FAESC)

Leite: custos devem inibir investimentos em 2016

O custo maior para produzir leite continuará inibindo investimentos ou gerando cortes de gastos no segmento em 2016, segundo análise da Scot Consultoria. Em relatório semanal sobre o mercado, a consultoria destaca, ainda, que a demanda deverá ser mais fraca este ano, por causa da crise econômica. Já os preços devem ficar firmes nos próximos meses, refletindo a redução da oferta.
"A captação menor, com a curva de produção caindo nas principais regiões produtoras, colabora com esse cenário [de alta dos preços]", diz o relatório. A Scot ressalta que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último trimestre do ano passado o volume de leite adquirido pelos laticínios foi de 6,3 bilhões de litros, queda de 3,9% na comparação com igual período de 2014. No acumulado de 2015, a captação de leite totalizou 24 bilhões de litros (-2,8%).(Canal Rural)

Tecnologia/Bolívia
Minas Gerais, maior produtor de leite nacional, vem servindo de referência para que os bolivianos organizem a produção de leite em seu país. Nas últimas semanas, uma comitiva formada por 28 produtores visitou o Brasil para conhecer todos os elos da cadeia produtiva, desde as fazendas, cooperativas, passando pelas empresas da área de genética até laticínios.
Os bolivianos também puderam conhecer a qualidade do rebanho da raça Girolando, responsável pela produção de 80% do leite brasileiro. A visita é um dos resultados do convênio firmado entre Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com sede em Uberaba, na região do Triângulo, e a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu), que prevê também a exportação de know-how e de genética. As negociações entre os governos brasileiro e boliviano para liberar a comercialização de material genético estão avançadas, com perspectiva de aprovação nos próximos meses. A expectativa com o acordo é que ocorra melhoria da qualidade genética do rebanho leiteiro boliviano, viabilizando o crescimento da produção de leite. A projeção do governo do país vizinho é aumentar o consumo per capita de leite, hoje em 55,3 litros, para 120 litros ao ano até 2019. Além de treinamentos, também serão negociados material genético da raça Girolando, permitindo a expansão das vendas brasileiras. (Fonte da Notícia: Diário do Comércio)