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08/01/2016

         

Porto Alegre, 08 de janeiro de 2016                                                Ano 10- N° 2.181

 

  Balança comercial de lácteos: exportações de leite em pó para a Venezuela caem mais de 60% em dezembro

A balança comercial de produtos lácteos teve um déficit de 6.724 toneladas em dezembro, volume 18 vezes maior que o apresentado em novembro. Em valores, a balança de lácteos voltou a ter saldo negativo: enquanto em novembro houve um saldo positivo de US$14,27 milhões, em dezembro houve um déficit de US$12,1 milhões.

Tabela 1 - Exportações e importações por categoria de produto.

Fonte: MDIC

O maior volume das exportações foi de leite em pó integral, com pouco mais de 2.200 toneladas exportadas a um preço médio de US$5.433/ton, com grande parte do volume destinado ao mercado venezuelano.

Analisando as quantidades em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para a fabricação de cada produto), a quantidade importada foi de 100,4 milhões de litros em dezembro, alta de 23% em relação a novembro. Por outro lado, as exportações em equivalente-leite tiveram baixa de 50,2%, totalizando 33,23 milhões de litros.

De janeiro a dezembro deste ano, o déficit acumulado da balança comercial de lácteos em equivalente-leite foi de cerca de 562 milhões de litros, mais do que o triplo do déficit apresentado ao longo de 2014, que foi de 162 milhões de litros. O gráfico 2 a seguir apresenta este cenário, mostrando o histórico mensal do saldo da balança de lácteos 2014 x 2015. (A matéria é da Equipe MilkPoint, a partir de dados do MDIC)

 
 
Esboço até fevereiro

O secretário da Agricultura, Ernani Polo, deu prazo até a primeira quinzena de fevereiro para que os técnicos da pasta apresentem um esboço da regulamentação da Lei do Leite. Ontem, foi publicada a sanção no Diário Oficial e abriu-se a contagem de 90 dias para que as regras saiam.

Com a minuta em mãos, a ideia é reunir entidades ligadas ao setor para dar início aos debates e fazer eventuais ajustes.

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat-RS) afirma que irá reunir a equipe técnica da entidade ainda neste mês para ver como pode auxiliar na regulametação.

- É preciso definir nesses 90 dias como será realizado o cadastro dos transportadores e quais as prerrogativas para os treinamentos - afirma Alexandre Guerra, presidente do Sindilat. (Zero Hora)

 
 
Marca goiana, Piracanjuba expande negócios e chega aos Estados Unidos

Marca goiana de laticínios, a Piracanjuba continua com a expansão dos negócios e fechou 2015 com o envio do primeiro contêiner para os Estados Unidos. Os produtos serão comercializados por meio de um distribuidor parceiro para redes de supermercados especializadas no público brasileiro.

De acordo com a empresa, que já exporta para Angola, Chile, Venezuela e Paraguai, para o varejo nos EUA foram exportadas bebidas lácteas, creme de leite e itens da linha zero lactose da marca (creme de leite, leite condensado, bebida láctea e doce de leite). Para o food service, leite condensado. A previsão é que, até o final de dezembro, todos os produtos já estejam disponíveis nas gôndolas e, no caso do food, nos restaurantes, hotéis, cozinhas industriais e confeitarias.

"Nosso grande desafio é atingir, primeiramente, o consumidor brasileiro, que vive nos Estados Unidos. Em seguida, queremos que os americanos conheçam nossos produtos e passe a incorporá-los no dia a dia. E não queremos ficar só em terras americanas não. Já estamos prospectando novos mercados, em vários países", afirma a coordenadora de Comércio Exterior da empresa, Silvana Oliveira.

A empresa
A marca Piracanjuba, pertencente ao Laticínios Bela Vista, completa 60 anos em 2015 e é nacionalmente reconhecida pelas inúmeras inovações no segmento lácteo, proporcionando mais qualidade e praticidade aos seus consumidores. Está entre as 20 marcas mais presentes nos lares de todo o país e é pioneira no mercado por lançar produtos nutritivos, como bebida láctea com cereais, produtos lácteos para pessoas com intolerância à lactose e queijos em porções individuais.

O Laticínios Bela Vista possui um portfólio com mais de 100 produtos, distribuídos nas marcas Piracanjuba e Pirakids, comercializados em todas as regiões do Brasil. Com faturamento de mais de R$ 2 bi e capacidade de processamento de 4,3 milhões de litros de leite por dia, gera mais de 2 mil empregos diretos e possui três unidades fabris, localizadas em Bela Vista de Goiás (GO), Maravilha (SC) e Governador Valadares (MG).

A empresa é uma das cinco maiores indústrias de laticínios do Brasil e vem recebendo importantes reconhecimentos nacionais e internacionais relacionados à marca Piracanjuba, aos produtos e à gestão, fundamentada em valores sólidos, como ética, valorização das pessoas e responsabilidade socioambiental. (www.portalacteo.com.br)

 
 
Ligeira queda nos preços dos lácteos no atacado

No mercado atacadista, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços dos lácteos caíram 0,3% na segunda quinzena de dezembro, em relação à primeira metade do mês.

O leite longa vida e o leite em pó seguiram trajetória de queda e tiveram redução de preços pela terceira quinzena consecutiva. No caso do leite longa vida, houve queda de 0,5% na segunda metade dezembro, frente à primeira. O produto ficou cotado, em média, em R$2,08 por litro. Apesar das recentes quedas, o leite longa vida está custando 8,9% mais, em relação ao mesmo período de 2014.

O mês de dezembro costuma ser um período de vendas mais lentas de leites fluídos, como o UHT e pasteurizado. Este ano não foi diferente, com o consumidor diversificando mais as compras no varejo em função das festas de final de ano. Além disso, a captação está maior, o que aumenta a pressão de estoque e faz com que algumas indústrias realizem promoções, a fim de escoar melhor a produção. (Scot Consultoria)

 
 
Ligeira queda de preços dos lácteos no varejo
No varejo, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços dos lácteos caíram 0,4% na segunda quinzena de dezembro em relação à primeira metade do mês. O leite em pó teve queda de 2,3% no período. Já o leite longa vida ficou com preços estáveis, cotado, em média, em R$2,81 por litro nos supermercados em São Paulo. 
Mesmo com as recentes desvalorizações do produto, o consumidor final está pagamento 3,3% mais pelo produto, em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa para este início de ano é de estoques um pouco mais abastecidos no caso do leite longa vida, fazendo com que os preços fiquem sob pressão baixista. O pico de produção no Brasil Central e região Sudeste está previsto para janeiro de 2016. (Scot Consultoria)
 

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