11/11/2015

Porto Alegre, 11 de novembro de 2015                                                 Ano 9 - N° 2.144

Lei do Leite é entregue na Assembleia Legislativa

Representantes do setor lácteo e do governo do Estado entregaram oficialmente, na manhã desta quarta-feira (11/11), à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê a regulamentação da cadeia produtiva do leite. A iniciativa, que foi construída em conjunto pelo setor e o Executivo, busca coibir possíveis fraudes do produto e garantir a responsabilização em caso de irregularidades. Na entrega, o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, destacou a importância da regulamentação. "É imprescindível que exista uma punição sob quem insiste em fraudar a qualidade do leite. Trata-se de uma questão de saúde pública", pontuou.

O projeto que prevê a regulamentação em todas as etapas de produção, comercialização e transporte de leite no Estado foi encaminhado em regime de urgência e deve ser votado dentro de 30 dias, caso contrário trancará a pauta de votações na Assembleia. Para o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, a chamada Lei do Leite vem em um momento importante para o controle da qualidade do produto gaúcho. Durante o debate da elaboração do PL, o Sindilat apresentou sugestão que previa a punição dos transportadores, que foi incluída no texto final. Guerra também destacou o aspecto social do projeto, uma vez que as irregularidades prejudicam toda a nossa indústria, que tem mais de 100 mil famílias envolvidas na produção, além da saúde do consumidor.

Com o projeto, o transportador deverá atender a uma série de requisitos e, assim como já ocorre com a indústria, ficará sujeito a penalização monetária. O secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, enalteceu o pioneirismo da proposta. "É um projeto construído em conjunto com diversas entidades do setor lácteo e que contempla todo o processo da cadeia produtiva do leite", destacou. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Foto: Wilson Cardoso

Sindilat integra missão do MAPA à China

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) integrará a missão internacional, organizada pelo Ministério da Agricultura (MAPA), à China na próxima semana. Na ocasisão deverão ser tratadas condições sobre as exportações de produtos lácteos brasileiros para o país chinês. A comitiva, que é comandada pela ministra Kátia Abreu, saiu do Brasil na sexta-feira (06/11) da semana passada e passa ainda pela Arábia Saudita e Índia. Porém, a representante do Sindilat e a CCGL, Michele Muccillo Selbach, e o diretor da Lactalis, Guilherme Portella, se integrarão ao grupo apenas nos compromissos na próxima terça-feira (17) e quarta-feira (18).

Em Pequim, na China, a comitiva participará de encontro no ministério da Administração de Qualidade, Supervisão, Inspeção e Quarentena (AQSIQ). Já na quarta-feira (18), haverá reunião no Ministério da Agricultura (MOA). Também integra a programação, encontros no Ministério do Comércio (MOFCOM), com executivos da COFCO, e o CEO do China Investment Corporation - CIC, Sr. Ding Xuedong. Ainda na agenda de compromissos da missão, haverá reunião organizada pela Abrafrigo, com empresários da Cadeia de Proteínas.

A presença do Sindicato nestes encontros empresariais é fundamental, uma vez que em setembro deste ano, a China abriu pela primeira vez mercado para receber lácteos brasileiros. As projeções do MAPA são de que as exportações poderão ter incremento de cerca de US$ 45 milhões por ano.  (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Câmara Setorial do Leite promove a 1ª Reunião do Regulamento Técnico e Identidade e Qualidade do Queijo Colonial Gaúcho

Na última segunda-feira (9), a Secretária de Agricultura, Pecuária e Irrigação sediou 1ª reunião da criação do Regulamento Técnico e Identidade e Qualidade do Queijo Colonial Gaúcho. O encontro teve como objetivo avançar as discussões que ocorreram no 1º Seminário do Queijo Colonial, realizado na Expointer deste ano. A reunião contou com grande participação de entidades, universidades, servidores da Seapi e referências técnicas do setor. O estagiário da Câmara Setorial do Leite, Pedro Nery, fez uma breve apresentação resgatando os temas gerados no Seminário do Queijo Colonial Gaúcho.

Alguns conceitos puderam ser definidos neste encontro, bem como encaminhamentos para a próxima reunião que acontecerá dia 07/12, em que serão apresentados pelo Dipoa, Emater e SDR levantamentos a respeito da produção de queijo colonial no Estado. (Fonte: Seapi/RS)

Importantes importadores de lácteos impulsionam compras em 2015

Quando se discute demanda global, a China e a Rússia receberam a maior parte da atenção no ano passado. Porém, embora esses dois países tenham se retraído, as importações de outros importantes países aumentaram em 2015. Na primeira metade do ano, as importações mundiais da China e da Rússia aumentaram em mais de 10% com relação ao ano anterior.

As compras de outros importantes compradores, como Japão, México, Malásia, Egito e Filipinas deverão aumentar em valores de duplos dígitos esse ano. Em muitos casos, os importadores que foram pressionados para fora do mercado em 2013-14 por causa dos preços altos foram capazes de voltar e comprar com um desconto significativo.

Entretanto, embora o aumento nas importações desse segmento de compradores seja encorajador, acredita-se que uma parte dessas compras foi para a construção de estoques. Em muitos casos, os compradores estão agora confortavelmente cobertos até 2016, o que pode mitigar a necessidade de comprar tão agressivamente nos próximos meses. (As informações são do blog do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC)

Queijaria

A prefeitura de Teutônia prometeu doar área de 4,6 hectares para que a Cooperativa Languiru instale uma queijaria junto a sua atual indústria. Agora, depende da Câmara de Vereadores. A previsão é de faturamento de até R$ 50 milhões por ano. (Jornal do Comércio)

Greve fiscais