Pular para o conteúdo

15/09/2015

         

  


 

Porto Alegre, 15 de setembro de 2015                                                 Ano 9 - N° 2.106

 

  globalDairyTrade -gDT
 

Mantendo a recuperação iniciada em 18 de agosto, o globalDaityTrade de hoje fechou com alta de 16,5%, obtendo a média geral de US$ 2.568/tonelada. Os produtos mais comercializados no leilão, tiveram fortes altas nas cotações, principalmente o leite em pó integral, +20,6%, e o leite em pó desnatado, 17,0%. Os preços destas duas commodities também mostraram recuperação nos contratos futuros, até março de 2016. (globaldairytrade/Terra Viva)

 
 
 
Conseleite/PR
A diretoria do Conseleite-Paraná reunida em Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprovou e divulgou os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em agosto de 2015, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes. Os valores de referência indicados nesta resolução correspondem à matéria-prima leite denominada Leite CONSELEITE IN62, que se refere ao leite analisado que contém 3% de gordura, 2,9% de proteína, 600 mil uc/ml de células somáticas e 600 mil uc/ml de contagem bacteriana. 

Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de setembro é de R$ 0,8968/litro. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br/conseleite/. (Fonte: Conseleite/PR) 

Aquisição de leite

No 2º trimestre de 2015, foram adquiridos, pelas indústrias processadoras de leite, 5,64 bilhões de litros, com quedas de 7,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 2,6% frente ao 2º trimestre de 2014. Regionalmente, a comparação entre os segundos trimestres de 2015/2014 refletiu queda na aquisição de leite em todas as grandes regiões, exceto na Sul (1,3%). Nesta, somente o Paraná registrou queda de aquisição (¬6,2%), enquanto que aumentos significativos foram registrados nos demais estados que a compõem. Quedas absolutas importantes foram registradas no Sudeste do país, sobretudo em Minas Gerais (¬5,1%). No Centro Oeste, houve queda de 8,7%, influenciada por Goiás (¬7,8%), Mato Grosso (¬13,0%) e Mato Grosso do Sul (¬7,4%). No Norte, a queda foi de 13,0%, sendo registrada, sobretudo em Rondônia (¬10,8%) e no Pará (¬18,2%), estados que têm o maior peso regional. No Nordeste, a queda na aquisição de leite foi de 6,0% e só não ocorreu na Paraíba, em Pernambuco e em Sergipe. No ranking nacional da aquisição de leite, Minas Gerais segue na liderança, seguida por Rio Grande do Sul e Paraná. (IBGE)  

 

Fiscais agropecuários decidem entrar em greve na próxima quarta-feira

Os fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiram durante a tarde de segunda-feira (14) que vão entrar em greve na próxima quarta-feira, 16. A decisão foi apoiada por 68,3% dos dirigentes com direito a voto na assembleia nacional do Anffa, sindicato nacional da categorial, e veio em resposta ao anúncio feito nesta tarde pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, de manter a proposta do governo de reajuste de 21,3% em quatro anos para todas as categorias de servidores federais.

O sindicato também informou que 91,9% dos fiscais rejeitaram, em votação nesta tarde, a proposta salarial do governo. A Anffa reivindicava aumento salarial de 27% - acima da proposta do governo de 21,3% -, além de outras demandas antigas dos fiscais como concurso público para a contratação de mais profissionais, mudança da nomenclatura para auditor fiscal, regulamentação de um adicional de fronteiras e a ocupação dos cargos de gestão do ministério por critérios de meritocracia.

No total, são 2,7 mil fiscais que atualmente estão na ativa em todo país, desempenhando funções de fiscalização em portos, aeroportos, fronteiras e empresas do setor agropecuário como frigoríficos e laticínios, por exemplo. (As informações são do Valor Econômico)

 

FEE lança aplicativo com informações atualizadas do RS e dos seus 497 municípios
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) lança nesta terça-feira (15) o Perfil Socioeconômico do Rio Grande do Sul -- Perfil RS, um aplicativo que apresenta informações atualizadas do Rio Grande do Sul e dos seus 497 municípios. Totalmente desenvolvido pela FEE, gratuito e disponível tanto para o sistema operacional Android quanto para o iOS, o Perfil RS coloca, na palma da mão, dados sobre demografia, PIB, Pib per capita, educação, expectativa de vida, taxa de mortalidade infantil, Idese e exportações de todos os municípios gaúchos. Trata-se de uma importante ferramenta para gestores e para a sociedade em geral. Downloads e informações completas sobre o aplicativo estão disponíveis no Portal da FEE. Acesse o Portal e baixe o aplicativo Perfil RS. (FEE)
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *