Pular para o conteúdo

14/09/2015

         

 
 


 

Porto Alegre, 14 de setembro de 2015                                                 Ano 9 - N° 2.105

 

  Equipamento da Arsopi/Tecnocon é instalado para testes
 
Depois de uma semana de trabalho, foi concluída nesta sexta-feira (11/9) a instalação do medidor de vasão da empresa portuguesa Arsopi/Tecnocon em caminhão tanque da Cosulati. O processo foi realizado pela Globo Inox, de Gravataí, e deve viabilizar a realização de testes pela Embrapa, conforme acordo firmado com o Sindilat. O equipamento da multinacional portuguesa, similar ao já instalado em caminhão da CCGL, passará por avaliação assim como os de outros fabricantes com o objetivo de testar a adaptabilidade da tecnologia internacional ao padrão brasileiro. 
 
"A instalação de medidores de vasão nos caminhões de transportares de leite é um processo irreversível no Brasil", pontuou o diretor da Globo Inox, Paulo Azevedo. Segundo ele, que há 20 anos é perceiro da Arsopi/ Tecnocon, além de garantir a medição precisa do volume de leite que sai do produtor e chega à indústria com precisão de 99,98%, os medidores ainda permitem coleta de amostras de cada carga coletada.

Além de ser totalmente automatizado, o processo é integrado ao sistema de GPS dos caminhões. Cada ampola de teste fica hermeticamente lacrada até que chegue ao laboratório das indústrias para testes. Por outro lado, o produtor, ao entregar o leite, recebe um extrato para conferência imediata do volume, dia, hora da entrega e temperatura do produto. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

 
 
 
 
Vice-presidente da Cooperativa Languiru reconhecido como expoente do agronegócio
No dia 31 de agosto, durante a programação da 38ª Expointer, o vice-presidente da Cooperativa Languiru, Renato Kreimeier, foi um dos homenageados na 19ª edição do Prêmio "O Futuro da Terra", promovido pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Autoridades, dirigentes de entidades do setor científico e da área econômica prestigiaram a solenidade de reconhecimento ao trabalho e à pesquisa no setor do agronegócio, em evento realizado no auditório da Farsul, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Os premiados na noite foram Cláudio Severo Lombardo de Barros, da UFSM (Prêmio Especial); Edemar Valdir Streck, da Emater, e Rodrigo Schoenfeld, do Irga (Preservação Ambiental); empresa Pilecco Nobre e Renato Kreimeier (Cadeias de Produção Agrícola); empresa Vence Tudo e Telmo Jorge Carneiro Amado, da UFSM (Tecnologia Rural); e Flávia Charão Marques, da UFRGS (Alternativas de Produção).
A seleção dos premiados foi feita pelo Comitê de Ciências Agrárias da Fapergs, que identificou os melhores trabalhos e pesquisas direcionadas ao desempenho do agronegócio gaúcho. Nesta edição o tema da sustentabilidade ambiental ganhou mais espaço na seleção dos homenageados, com trajetórias dedicadas ao desenvolvimento de novas tecnologias e a avanços para melhorar a condição socioeconômica do setor.
Kreimeier recebeu o prêmio das mãos do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Edson Brum. "Fico extremamente feliz com a premiação, reconhecimento à condução com excelência das cadeias produtivas de aves, suínos e leite, aplicada pelo novo modelo de gestão da Cooperativa Languiru. Isso tudo é fruto da política de gestão adotada em 2002, que reconhece a eficiência produtiva, para o que também é fundamental o trabalho dos associados e colaboradores da Languiru", destaca.
Para o vice-presidente, a dedicação de todos é essencial e recoloca a Languiru como um dos ícones do cooperativismo nacional. "Pessoalmente, fico lisonjeado por estar entre essas pessoas e instituições homenageadas", conclui Kreimeier, que esteve acompanhado da família, pares de diretoria, associados e colaboradores da Languiru na solenidade de premiação.
Pesquisa como propulsora do desenvolvimento
"O prêmio destaca o que há de melhor em termos de trabalho e de pesquisa para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho. A ciência e a tecnologia contribuem efetivamente para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul", destacou o presidente da Fapergs, Abílio Baeta Neves.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, reafirmou a importância do Rio Grande do Sul para o pais. "O agronegócio gaúcho é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do setor no Brasil. Implementar tecnologia no campo gera bons resultados."
O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, reafirmou a importância do trabalho dos homenageados. "A pesquisa contribui com inovação, que fortalece o desenvolvimento do agronegócio. O prêmio é uma forma de homenagear pesquisadores e instituições que contribuem com a manutenção e crescimento das cadeias produtivas."
O governador José Ivo Sartori reafirmou a importância do trabalho em conjunto. "Precisamos unir esforços. O futuro da terra quem faz é o próprio homem. Com seriedade, podemos construir um mundo melhor. As dificuldades são oportunidades para fazer crescer e desenvolver", concluiu.
Além dos que fizeram uso da palavra, ainda compuseram a mesa de premiação o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum; os secretários estaduais da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, e o de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; a senadora Ana Amélia Lemos; o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi; o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola; e o diretor regional do Bradesco, Altair Naumann. (Portal do Vale do Taquari)
 

Brum (e), Kreimeier e governador Sartori: solenidade de reconhecimento realizada no auditório da Farsul, no Parque Assis Brasil, em Esteio
Foto: Leandro Augusto Hamester
 
Conseleite/MS
A diretoria do Conseleite - Mato Grosso do Sul reunida no dia 11 de setembro de 2015, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de agosto de 2015 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de setembro de 2015. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor. (Famasul)
 
 
 
 
 

A Fonterra projeta volume de leite
A Fonterra manteve a previsão do volume de leite para a temporada 2015/16 em 1.589 milhões de quilos de MilkSolids, o que representa queda de 2 a 3% em relação à temporada passada. A Fonterra cumpre a Lei de Reestruturação da Indústria de Laticínios (Dairy Industry Restructuring Act) no que se refere à divulgação, no início de setembro, da previsão do volume de leite na temporada. O Diretor da Cooperativa, Miles Hurrell disse que embora a Fonterra esteja prevendo queda de 2 a 3%, ainda não existe evidências de que os produtores estejam mesmo reduzindo a produção, e novas previsões dos volumes para a temporada podem ocorrer. "Os agricultores estão fazendo adaptações aos novos preços do leite retornando a práticas tradicionais. Reduzem a alimentação suplementar, as taxas de lotação por hectare e concentram na utilização de pastagens. Dados sobre o mercado, oriundos de diversas fontes mostram que as taxas de abate de animais são altas em relação à temporada passada, e nossos produtores estão sendo aconselhados a reduzirem os volumes em relação ao ano passado. Além disso, a média da captação diária de leite estão menores que no mesmo período de 2014", disse Mr. Hurrell. "No entanto, a estação apenas começa e qualquer projeção neste momento depende bastante das condições do tempo, que até agora têm sido desfavoráveis à produção. Levando em conta as diversas variáveis, decidimos manter esta projeção, visto que é um estágio muito inicial da temporada", esclareceu Mr. Hurrell. (Fonterra Tradução livre: Terra Viva)
 
 

 

    

 

         

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *