Transportadores de leite aderem a curso que aprimora seu trabalho

20150427 IMG 5271Em palestra feita durante reunião de associados do Sindilat nesta segunda-feira (27/4), a fiscal federal agropecuária Ana Stepan, do Mapa, informou que 694 transportadores de leite já fizeram o curso do PAS Leite com o objetivo de executar o seu trabalho com absoluta higiene e segurança. A meta, segundo Ana, é que o PAS Leite treine todos os transportadores de leite gaúchos até julho.
“Queremos fazer um evento na Expointer, em agosto, dizendo que todos os transportadores já fizeram o curso e que os nossos laticínios só trabalham com transportadores treinados”, declarou a fiscal. Estima-se a existência de 1.500 transportadores e leite no Estado. No curso, eles estudam sobre coleta e transporte do leite com higiene pessoal e dos utensílios usados, fazem testes do leite, medem a temperatura da matéria-prima. O obejtivo é evitar riscos biológicos, químicos e físicos ao leite que irá para a indústria. Questões legais sobre o transporte também são abordadas.

A analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai, Martha Brandão, que também falou aos associados do Sindilat, acrescentou que os transportadores, auxiliares de coleta e técnicos apresentam boa receptividade ao curso, que deve ter outra versão no segundo semestre, aproveitando a avaliação das empresas em relação ao ministrado atualmente.

O PAS Leite, além dos transportadores, também organiza curso voltado aos produtores de leite e à indústria. O Sindilat é parceiro do programa ao lado de outras entidades, como a Fetag. O presidente do sindicato, Alexandre Guerra, diz que o treinamento dos transportadores e dos demais elos da cadeia produtiva elevará ainda mais a qualidade do leite gaúcho, somando-se aos programas de qualidade de cada empresa do setor. (ComEfeito Comunicação Estratégica)