Conseleite vai elaborar tabela de qualidade para matéria-prima

O Conseleite-RS, conselho composto pela indústria láctea e produtores de leite, criará uma tabela de qualidade para servir de referência a quem produz a matéria-prima do setor. Entidades como Sindilat, Farsul, Fetag, Fecoagro, Gadolando e Gado Jersey devem indicar, nos próximos dias, representantes que irão integrar a câmara técnica de qualidade do Conseleite, divisão que irá elaborar a tabela. As empresas lácteas, na sua maioria, já dispõem de tabelas próprias de qualidade, as quais determinam a remuneração do leite recebido, conforme seu grau de excelência. As tabelas já existentes servirão de base para a confecção da nova tabela, cuja utilização não será obrigatória, mas estará à disposição das empresas que ainda não usam esse instrumento. A Universidade de Passo Fundo, que já calcula o preço de referência do leite todos os meses, assessorará a câmara técnica na confecção da nova tabela, dando sequência ao processo de discussão desse assunto dentro do Conseleite.  O presidente do conselho, Jorge Rodrigues (diretor da Farsul), entende que a tabela, ao estabelecer parâmetros, impulsionará a qualidade do leite produzido no Estado. O presidente do Sindilat e vice-presidente do Conseleite, Alexandre Guerra, diz que as empresas associadas ao SINDILAT/RS já pagam o leite pela qualidade e que o que se pretende é ter um tabela de referência, tomando como base as tabelas que as empresas usam. “ (ComEfeito Comunicação Estratégica)