Sindilat teve intensa participação na 16ª edição da Expodireto, em Não-Me-Toque

Alexandre com SartoriA 16ª edição da Expodireto, que termina hoje (13/03) em Não-Me-Toque, teve intensa participação do Sindilat desde o primeiro, segunda-feira passada (9). O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, assistiu à abertura do evento, com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e do governador do Estado, José Ivo Sartori. A ministra prometeu ações de qualificação do setor lácteo visando torná-lo competitivo no mercado internacional. A realização da Vitrine do Leite, que promoveu quatro oficinas diárias na Expodireto, contou com a participação do Sindilat, ao lado da Farsul, Senar, Sebrae e Fundesa. O Sindilat assistiu a uma das oficinas dirigida aos visitantes da feira, muitos deles produtores, nas quais foram divulgadas as propriedades do leite, formas de utilizá-lo na alimentação e culinária e degustação de produtos lácteos. O presidente do Sindilat esteve na reunião de lideranças de cooperativas com o governador Sartori (foto), ocasião em que foram encaminhadas reivindicações relativas a licenciamento ambiental, energia elétrica para produtores e logística, entre outros temas. O governador mostrou-se sensível à pauta, principalmente ao licenciamento, dizendo que não pode ser demorado, como costuma acontecer. Guerra compôs a mesa do 11º Fórum Estadual do Leite, promovido por CCGL e Cotrijal. O Sindilat foi um dos patrocinadores, ao lado do Senar. O evento lotou o auditório da Expodireto e teve transmissão pelo Canal Rural. Os painelistas Marcelo Pereira de Carvalho e Luiz Gustavo Ribeiro Pereira falaram, respectivamente, sobre eficiência bioeconômica e tendências para o mercado lácteo. Na ocasião, o secretário da Agricultura, Ernani Polo, disse que o leite gaúcho é um dos melhores, senão o melhor, do país. O Sindilat também participou, por meio do secretário executivo Darlan Palharini, de reunião coordenada pelo secretário da Agricultura com a presença do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, e do ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, além de lideranças representativa das várias cadeias produtivas. Palharini disse que um dos desafios é a questão do Sisbi. Uma portaria está prejudicando auditorias de laticínios pelo Mapa, sendo necessária a sua revogação para a volta ao status anterior. Há empresas em condições de aderir ao Sisbi, o que lhes possibilitaria vender produtos para outros Estados. O presidente do Sindilat foi procurado pela mídia para falar sobre o setor lácteo, concedendo entrevistas para veículos de comunicação do Interior do Estado e de Porto Alegre. Alexandre Guerra destacou a qualidade do leite gaúcho graças aos controles e assistência técnica das indústrias. Na Casa do Correio do Povo, o Sindilat participou de debate sobre mão de obra.  O sindicato visitou os estandes dos associados CCGL e Italac; o Mapa, onde manteve contato com a drª. Ana Stepan sobre o andamento do PAS Leite e outras ações; a UFSM, onde tratou sobre o Geoleite; e a Agrologic, empresa de equipamento de vazão e coleta de amostras de leite. (ComEfeito Comunicação Estratégica)