Presidente do Sindilat considera positiva a volta das compras de leite em pó pela Conab

O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat), Alexandre Guerra, considerou positiva a liberação de R$ 10 milhões pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a compra de leite em pó das indústrias e cooperativas do Rio Grande do Sul, com o objetivo de repassar aos programas sociais coordenados pelo governado federal. “É importante ressaltar a promessa do governo federal de liberar mais lotes e tirar a pressão dos estoques das indústrias gaúchas”, acrescentou. Segundo ele, com este valor é possível adquirir 900 toneladas e não as quatro mil toneladas solicitadas pelo setor, “mas o importante é que o governo se sensibilizou e prometeu acompanhar o mercado”. Outros R$ 10 milhões serão disponibilizados para compra também de leite UHT, tanto do Rio Grande do Sul quanto de Santa Catarina. A compra do produto longa vida foi aprovada esta semana pelo Conselho Gestor do Programa. As aquisições serão realizadas pela modalidade Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nestes dois estados da Região Sul. A Compra Direta da Agricultura Familiar permite a aquisição de alimentos, a preços de referência, definidos pelo Grupo Gestor, para distribuição a programas indicados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Podem participar os agricultores familiares organizados em cooperativas ou outras organizações que possuem DAP pessoa jurídica. Cada família pode vender até R$ 8 mil por ano, independente de fornecerem para outras modalidades do PAA e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Guerra, participou nesta terça-feira, 10, da reunião realizada no auditório da Conab, em Brasília, juntamente com o vice-presidente do Sindilat/RS, Raul Lopes Amaral, acompanhando a delegação gaúcha liderada pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL). Amaral considerou importante o retorno da compra de estoque de leite em pó que desde o final de 2013 estava muito reduzida.  Outra reivindicação do setor leiteiro é priorizar o mercado nacional para o leite produzido no país, principalmente na safra, evitando a importação do produto neste período. Além disso, a expectativa é que o governo dê andamento a pedidos de habilitação já encaminhados pela Cosulati, de Pelotas, Cosuel, de Arroio do Meio, e CCGL, de Cruz Alta, entre outras empresas, que já passaram por vistoria para exportar à Rússia. A expectativa, conforme Amaral, é que o governo dê andamento a pedidos de habilitação já encaminhados. A delegação gaúcha foi recebida pelo diretor da Conab, João Marcelo Intini, secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e pelo diretor Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além dos dirigentes do Sindilat/RS, a comitiva foi formada por representantes do governo gaúcho, deputados federais e estaduais, senadora Ana Amélia Lemos (PP), prefeitos das cidades mais atingidas pela crise, por entidades como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf- Sul) e também por lideranças de cooperativas e produtores rurais. A cadeia produtiva do leite gaúcho vive um momento de estoques mais elevados, que tendem a normalizar com a volta às aulas e chegada da entressafra. A cadeia envolve mais de 120 mil produtores de pequeno porte e a atividade está presente em 453 (90%) dos municípios, cuja economia é fortemente por ela impactada. O sucesso ou não da atividade leiteira em muitos deles, inclusive, ditará seu futuro nos próximos 10 a 15 anos.  Nos últimos anos, houve um crescimento expressivo da produção da matéria-prima. Não houve, contudo, um crescimento correspondente nos mercados consumidores. O mercado interno teria margem para expansão mínima de 30% e o acesso ao mercado externo é limitado e pouco expressivo. Este seria essencial para a exportação de excedentes, tal qual fazem as cadeias de suínos e frangos, por exemplo. (ComEfeito Comunicação Estratégica)