Leite: Associação de tecnologias em prol da sustentabilidade na produção

beneficios do leite para o organismoMais do que um local onde foram apresentadas tecnologias para modelos de sistema sustentável de produção, o Estande da Embrapa no Showtec 2015 foi um ambiente de parcerias entre instituições, produtores rurais, profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural e pesquisadores. O presidente da nova gestão da Agraer, Enelvo Felini, reuniu-se com os pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste – o chefe geral, Guilherme Asmus, o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Otsubo, e o supervisor de Prospecção Milton Padovan – e com o supervisor de Transferência de Tecnologia, Websten Cesario da Silva, da Embrapa Gado de Corte. A produção de leite em Mato Grosso do Sul esteve na pauta das discussões. “Precisamos melhorar a qualidade do leite produzido no Estado e, com isso, aumentar a produção”, disse Felini. O novo gestor da Agraer conheceu algumas ações das duas Unidades da Embrapa em MS voltadas para a agricultura familiar: Tecnofam 2014 e Agroecol 2014, e LeiTec 2015 e MandioTec 2015 são alguns exemplos de eventos realizados pela Embrapa Agropecuária Oeste para este público. A Gado de Corte mostrou a programação da Dinâmica Agropecuária (Dinapec), evento anual e tradicional em MS.

Outra reunião importante no Estande da Embrapa foi sobre o javali, que está causando problemas nas lavouras e nascentes de rios. Embrapa (agropecuária Oeste, Gado de Corte, Pantanal e Instrumentação) e Famasul começaram a delinear caminhos para resolver esse desafio, como o uso agrícola de Vants. Foram três dias de troca de ideias, experiência e disseminação de conhecimentos: inoculação microbiana com bactérias com azospirillum para crescimento de plantas e o rizóbio para fixação biológica de nitrogênio; manejo de culturas, como soja, milho, mandioca, de plantas invasoras e de pragas; ajuste fitotécnico; forrageiras; inteligência artificial (softwares da Embrapa para drones; diagnose virtual, aplicativo para dispositivos móveis para ajudar na identificação de 15 pragas da soja); sistemas integrados (ILP e ILPF). Nesta edição do Showtec, a Embrapa elaborou toda sua programação com foco em sistemas sustentáveis de produção. “O que a Embrapa traz não é a aplicação de tecnologias de forma isolada, e sim que tenha aplicação no sistema como um todo. Nosso negócio é trabalhar o conjunto de conhecimento e tecnologia associados com eficiência econômica, ambiental e social“, reforça o pesquisador Guilherme Lafourcade Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS). (Agência Embrapa)