Presidente do Sindilat pede agilização do Sisbi ao secretário da Agricultura

nani e aleO presidente do Sindilat/RS, Alexandre Guerra, pediu a agilização do processo de adesão ao Sisbi pelas empresas que já dispõem de Cispoa, em audiência que manteve com o secretário da Agricultura, Ernani Polo, na sede da Pasta, na tarde desta terça-feira (13-01-2015). Uma vez incluídas no Sisbi, as empresas podem comercializar seus produtos com outros estados e não só dentro do Rio Grande do Sul. De acordo com Guerra, o secretário reconhece a importância da questão e prometeu colocá-la em foco assim que concluir a formação da equipe da secretaria. Para aderir ao Sisbi, como pleiteiam algumas associadas do Sindilat, a empresa tem de estar em dia com as exigências das instruções normativas  51 e 62.  O RS  é o único estado que adotou a Instrução Normativa 62.

O presidente do Sindilat lembra que o setor necessita vender para fora do Estado 60% de sua produção láctea, já que o consumido internamente corresponde a 40%. Esses dados dão uma dimensão da importância do Sisbi para as indústrias, pois significa poder  vender seus produtos para outras unidades da Federação. “É a conquista de novos mercados que está em jogo”, diz Guerra, que confia que não tardará uma ação positiva do secretário em relação ao assunto. (ComEfeito Comunicação Estratégica)